quinta-feira, 14 de julho de 2011

A MENSAGEM DO REINO DE DEUS

LIÇÕES BÍBLICAS 
(Mc 1.14; Mt 5.3-12; Rm 14.17)

OBJETIVO
- Mostrar que a tarefa da Igreja é tornar visível o Reino invisível de Deus, através da vida e do testemunho fiel dos cristãos.

INTRODUÇÃO
- Segundo Roy Zuck, ‘reino’ denota a idéia de um domínio, uma região física ou espacial, incluindo o povo e a terra sobre os quais um rei exerce autoridade. Esse sentido também se aplica às palavras usadas para ‘reino’ no Antigo e no Novo Testamento. O mesmo autor também descreve com grande propriedade que a expressão ‘Reino dos Céus’, ou ‘Reino de Deus’, são termos distintos, porém, se tratam da mesma coisa (Mt 19.23-24). 

I.       A NATUREZA DO REINO DE DEUS
- O tema ‘Reino de Deus’ percorre ambos os Testamentos, focalizando o propósito de Deus para a história mundial. No Antigo Testamento, Deus declarou que exerceria a Sua soberania (Dn 4.34-35) governando a vida e as circunstâncias do povo através de seu rei escolhido - o Messias davídico (Is 9.6-7), na idade áurea da bênção. No Novo Testamento esse Reino veio com Jesus e é conhecido onde quer que o senhorio de Cristo seja reconhecido (Mt 12.28).
- A natureza desse Reino é espiritual e pessoal, pois, primeiro não vem com aparência exterior (Lc 17.20-21), ou seja, não é físico. Segundo, Jesus o descreve como não pertencendo a este mundo, referindo-se a que os valores dos quais este Reino se rege não são os desta era (Jo 18.36).

II.      A NOVA VIDA DOS QUE FAZEM PARTE DO REINO DE DEUS
- Os evangelhos têm muito a dizer sobre as exigências para entrar no Reino. Para entrar nele e ser salvo, é preciso arrepender-se e crer no Evangelho (Mc 1.15). A pregação do Reino feita por Jesus era a pregação do Evangelho (Mt 4.23; 9.35). Temos de fazer a vontade do nosso Pai Celestial para entrar (Mt 7.21), e nossa justiça precisa exceder a dos escribas e fariseus (Mt 5.20). Também temos que nascer de novo para podermos ver este Reino (Jo 3.3).

III.    O QUE O REINO DE DEUS SIGNIFICA 
- Analisando o texto da Carta do apóstolo Paulo aos Romanos em 14.17, podemos entender o significado do Reino de Deus. Este versículo ensina que a essência do reinado régio de Deus, a evidência desse bendito reinado em seu meio, diz Paulo, por assim dizer, não é afetada pelo tipo de alimento que uma pessoa consome, seja cerimonialmente limpo ou impuro, seja apenas vegetais ou também carnes, mas é atestada por possuir alguém o estado de justiça diante de Deus, a consciência da paz com Deus, paz - essa resultante da reconciliação com Deus (Rm 5.1,10). Ela é caracterizada pela experiência da alegria operada pelo Espírito, alegria essa inexprimível e cheia de glória (1Pe 1.8).

CONCLUSÃO
- Aqueles que, pela fé no Evangelho de Cristo, se tornaram membros do Reino, são filhos de Deus e têm de viver de acordo com isso, como pessoas redimidas por ele e que, no fim herdarão a vida eterna.

REFERÊNCIAS
- DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2001.
- HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento Romanos, Cultura Cristã, 2001.
- SPROUL, R. C. Bíblia de Estudo de Genebra, São Paulo: Cultura Cristã, 1999.    

Samuel Pereira

2 comentários:

  1. Belo estudo, verdadeiramente temos que viver dentro dos padroes do Reino para obtermos a vida eterna . Parabéns professor por esta iniciativa, desejo que Deus continue abençoando seu ministério de ensinamento da Palavra.
    Paz do Senhor Jesus. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa Graça!
    Muito bom o conteúdo.
    Quando a Estrutra Homilética precisa melhorar.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...