Relogio Com Comentario

VERSÍCULO DO DIA

terça-feira, 12 de março de 2013

JESUS ESTA ASSENTADO A DIREITA DE DEUS

JESUS ASSENTADO À DIREITA DE DEUS


Várias passagens no Novo Testamento, nos falam de JESUS assentado á mão direita de Deus. Pedro usou essa expressão em Atos 2:34, citando o Salmo 110:1. De acordo com Atos 7:55, Estevão levantou os olhos para os céus, enquanto era apedrejado até a morte, e "viu a glória de Deus, e JESUS, que estava à sua direita". Que significa essa expressão? Será que significa que há duas manifestações físicas de Deus no céu, Deus e JESUS, com o segundo permanentemente á mão direita de Deus? Foi isso que Estevão viu?

Não devemos interpretar "a mão direita de Deus, literalmente, como uma mão física. Primeiro, porque nenhum homem jamais viu a Deus, nem ninguém pode vê-lo (João 1:18; 1 Timóteo 6:16; 1 João 4:12). Deus é Espírito, e como tal, Ele é invisível (1 Timóteo 1:17). Ele não tem uma mão direita física, a menos que Ele escolha se manifestar em forma humana. Sabemos que Estevão não viu, literalmente, Deus e JESUS separados. Se ele viu duas pessoas, porque iria ignorar uma delas, orando apenas a JESUS? (Atos 7:59 e 60). Se ele viu manifestações físicas, separadas, do Pai e do Filho, porque não viu o Espírito Santo, como uma terceira pessoa? Uma leitura cuidadosa de Atos 7:55, nos permitirá afirmar que Estevão não viu Deus separado de JESUS. O versículo 55, não diz que ele viu o Espírito de Deus, mas nos diz que ele viu "a glória de Deus" e JESUS. No versículo 56, Estevão disse: "Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé á destra de Deus". A única imagem visual ou pessoa que Estevão realmente viu, foi JESUS Cristo.

Outros problemas surgem, quando tomamos "a mão direita de Deus" no seu sentido literal. Será que JESUS está assentado à mão direita de Deus, como registra Atos 2:34, ou está em pé à destra de Deus, como está registrado em Atos 7:55 e 56? Será que JESUS está assentado sobre a mão direita de Deus estendida, ou está assentado ao lado da mão direita? Será que JESUS está no seio do Pai? (João 1:18). O que comentar a respeito de Apocalipse 4:2, que descreve um trono no céu, e um que está assentado no trono? Será que o Pai está assentado no trono, e JESUS está assentado ao lado? O que dizer então, a respeito do fato de JESUS ser O que está assentado no trono? (Apocalipse 4:2,8; 1:8,18).

Obviamente então, a descrição de JESUS à mão direita de Deus, tem que ser figurativa ou simbólica. Na verdade isso fica evidente, por haver várias referências, através de toda a Bíblia, à mão direita de Deus. No Salmo 16:8, Davi escreveu: "O SENHOR, tenho o sempre à minha presença; estando ele à minha direita não serei abalado". Será que isso significa que o SENHOR estava sempre, fisicamente, presente á mão direita de Davi? O Salmo 77:10 diz: "E logo me lembrei dos anos da destra do Altíssimo". Será que o salmista prometeu se lembrar dos anos, quando Deus tinha uma mão direita? O Salmo 98:1 declara, a respeito do SENHOR: "A sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória". Será que isso significa que Deus derrotou Seus inimigos, tendo a mão direita mantida às costas, e esmagando-os com uma mão direita física?

O Salmo 119:31, afirma que o SENHOR "se põe à direita do pobre". Será que Ele se coloca fisicamente entre os pobres, durante todo o tempo? O SENHOR declarou, em Isaias 48:13: "A minha destra estendeu os céus", e em Isaias 62:8, o SENHOR jurou por Sua mão direita. Será que Deus estendeu uma grande mão e, literalmente, cobriu o céu? Ou será que Deus colocou Sua mão esquerda sobre Sua mão direita, e jurou por ela? Será que JESUS expulsou demônios pelo dedo de Deus? (Lucas 11:20). Será que Ele estendeu dos céus um dedo gigantesco, e expulsou o demônio das pessoas? Naturalmente, a resposta a todas essas perguntas é "Não". Portanto, precisamos entender "a mão direita de Deus", num sentido figurativo, simbólico ou poético e não num sentido físico, real. Assim sendo, o que significa esta frase? Na Bíblia, a mão direita, significa força, poder, importância e preeminência, assim como, no uso comum, em frases como: "Ele é minha mão direita", ou "eu daria minha mão direita por isso". Um estudioso diz: "falamos da onipotência de Deus, em termos de mão direita, porque entre os homens, a mão direita é símbolo de força e poder. Dizemos que a preeminência está assentada à direita de Deus, porque nos relacionamentos sociais dos homens, a posição à direita, ocupada pelo hóspede, era o lugar de mais alta honra. E interessante e instrutivo usarmos alguns exemplos bíblicos, para mostrar essa associação que existe entre a mão direita e o poder. Êxodo 15:6 proclama: "A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em pode?’. O Salmo 98:1 e o Salmo 110:1, associam a destra de Deus com a vitória sobre os inimigos. Quando a Bíblia fala de JESUS assentado á direita de Deus, ela quer dizer que JESUS tem todo o poder e autoridade de Deus. O próprio JESUS deixou isso claro, em Mateus 26:64:

"Entretanto, eu vos declaro que desde agora vereis o Filho do homem assentado á direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu". (Veja também, Marcos 14:62; Lucas 22:69). Desse modo, JESUS declarou ter todo o poder de Deus; assim sendo, Ele declarou que Ele mesmo era Deus. Os judeus entenderam essas declarações e por causa delas, o sumo sacerdote acusou JESUS de blasfêmia (Mateus 26:65). Aparentemente, o sumo sacerdote conhecia o significado simbólico dado à mão direita no Antigo Testamento, e assim, compreendeu que JESUS estava afirmando ter o poder de Deus e ser Deus. 1 Pedro 3:22, demonstra que a "destra" significa que JESUS tem todo o poder e autoridade: "O qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes". Do mesmo modo, Efésios 1:20-22, usa essa expressão para dizer que JESUS tem preeminência sobre todo principado, e potestade, e poder, e domínio e de todo nome. Essa passagem liga também, a mão direita com a exaltação de Cristo. Nesse contexto, Atos 5:3 1 afirma: "Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados". (Veja também, Salmo 110:1; Atos 2:33 e 34).

Atos 5:31, indica que a mão direita ou o braço de Deus, às vezes, se referem especialmente ao poder de Deus na salvação. Muitos outros versículos das Escrituras ao falarem da destra de Deus, referem-se a libertação e a vitória que Deus concede a Seu povo (Êxodo 15:6; Salmo 44:3; Salmo 98:1). Isaias 59:16 diz: "O seu próprio braço lhe trouxe a salvação". Portanto, a descrição de JESUS á direita de Deus, significa que JESUS é a expressão do poder salvador de Deus. Essa idéia está de acordo com a ligação da posição de JESUS à direita de Deus, com Seu papel como mediador, particularmente Sua obra como nosso intercessor e sumo sacerdote (Romanos 8:34; Hebreus 8:1).

Mesmo compreendendo a destra de Deus dessa maneira, podemos ainda nos perguntar porque a Bíblia fala as vezes, que JESUS "assentou-se" à direita de Deus (como em Hebreus 10:12), em vez de simplesmente dizer que Ele está à direita de Deus (como em Romanos 8:34). E provável que essa frase em particular, indique que JESUS recebeu completa glória, poder e autoridade, a um determinado ponto no tempo. Essa exaltação começou com Sua ressurreição, e se completou com Sua ascensão. Naquele momento Ele se libertou de todas as limitações humanas, e restrições físicas. Isto, ao contrário da auto limitação a qual JESUS se submetera na Encarnação, como está descrita em Filipenses 2:6-8. Ele completou Seu papel como homem, andando sobra a face da terra.

JESUS não se submete mais à fragilidade e á fraqueza humana. Ele não é mais o servo sofredor. Sua glória e majestade, e Seus outros atributos divino, não estão mais escondidos do espectador casual. Agora, Ele exerce Seu poder como Deus, através de um corpo humano’ glorificado. Agora, Ele se mostra, e se mostrará como o Senhor de tudo, o Justo Juiz, e o Rei de toda a terra. Foi por isso que Estevão não viu JESUS Cristo, como o homem comum que Ele parecia ser quando estava na terra, mas viu a JESUS com a glória e o poder de Deus. Assim. também, João viu JESUS revelado como Deus, em toda Sua glória e poder (Apocalipse 1). Essa exaltação, glorificação e revelação de Cristo, culminou em Sua ascensão. Marcos 16:19 diz: "De fato o Senhor JESUS, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus".

A palavra "assentou-se", indica que a obra sacrificial de Cristo não está continuando, mas está completa. "Depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se á direita da majestade nas alturas" (Hebreus 1:3). "Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios... JESUS, porém tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés" (Hebreus 10 1 1:13).

Em resumo, encontraríamos muitas contradições se interpretássemos a descrição de JESUS á destra de Deus, como significando um posicionamento físico de dois Deuses, com corpos separados. Se entendermos essa descrição, como simbolizando poder, força, autoridade, preeminência, vitória, exaltação e a capacidade de salvar, de JESUS manifestado na carne, então eliminaremos os conceitos conflitantes. Mais do que isso, essa interpretação condiz com o uso da expressão "a mão direita de Deus", através de toda a Bíblia. A "mão direita ", revela a onipotência e a absoluta divindade de JESUS, e sustenta a mensagem do único Deus, em Cristo.

Voltando à questão original, o que Estêvão realmente viu? Fica claro, que ele viu JESUS. Isaias 40:5, com referência à vinda do Messias, diz: "A glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne a verá". JESUS é a glória de Deus revelada. Em resumo, ele viu o Cristo exaltado. Ele não viu JESUS simplesmente como homem, mas como o próprio Deus, com toda a glória, poder e autoridade. Por isso ele clamou a Deus dizendo: "Senhor JESUS, recebe o meu espírito!" (Atos 7:59)



"Quando DEUS trabalha O HOMEM muda!" 




Contatos: (85).8857-5757. 
profabdias@gmail.com


Um comentário:

  1. Deixo um mimo para você.

    Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
      
    _..._ ..._(... (  ...).._
      (_....__..._) _(.. (  ...)
      /(_...._)(_...._..._)\
     // / / / / | \ \ \ \
     / / / / | \ \  \
    / /  /  /  | \  \  \
    ♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
    ♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
    ♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
     ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•
    ´´¢/...\♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•
    ´¢/๑۩ ๑_\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
    ¢/¨๑۩۞۩๑_\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
    ¨▓¨.♪♥♥♪.▓••••••••••••••••••••
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
    ¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

    A propósito, se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite.

    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    P.S. Visite também o blog do irmão J.C. de Araújo:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    TEMAS BÍBLICOS E MENSAGENS ABENÇOADORAS.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...