terça-feira, 12 de julho de 2011

HISTORICO BREVE DO ADVENTISMO DO SETIMO DIA


O Adventismo do Sétimo Dia nasceu assim: No início do século XIX, um batista chamado William Miller, em Nova Iorque, Estados Unidos, “baseando-se” em Dn. 8:13,14, proclamou que Cristo voltaria à Terra em 1843. Diante do fracasso, Miller efetuou novos cálculos e concluiu que havia cometido um pequeno equívoco, e a nova data prevista para a vinda de Cristo à Terra, seria o dia 21/03/1844. Diante do novo fracasso, a próxima data foi o dia 22 de outubro daquele mesmo ano. Ao sofrer mais essa decepção, Miller reconheceu que estava equivocado e, arrependido, voltou à sua igreja, onde permaneceu fiel ao Senhor até à sua morte, aos 67 anos de idade, em 20/12/1849. Quando as três previsões de Miller falharam e ele reconheceu seu erro publicamente, os seus cem mil adeptos se debandaram quase todos. Porém, alguns se uniram e, em 28 de setembro de 1860 organizaram a “igreja” que hoje se conhece pelo nome de Igreja Adventista do Sétimo Dia.
 Desse movimento Millerista nasceram outros grupos religiosos: Igreja Adventista da Promessa, Igreja Adventista do 7º Dia (Movimento de Reforma), Igreja Adventista do Sétimo Dia (Movimento de Completa Reforma), Igreja Adventista do Sétimo Dia Remanescente etc. Não é exorbitante afirmar que a seita Testemunhas de Jeová também nasceu do movimento Millerista, visto que Russell, após romper com a Igreja Presbiteriana (onde nascera) e ir para a Igreja Congregacional, emigrou-se para a Igreja Cristã do Advento (uma das ramificações do Movimento Millerista), de onde também saiu para fundar a sua própria religião. Três pessoas tiveram papéis importantes na formação dessa nova “igreja”: Hiran Edson, segundo o qual Miller errara quanto ao local da vinda de Cristo, não quanto à data, afirmou que naquele ano (1844) iniciara a purificação do Santuário Celestial; Joseph Bates, ardoroso defensor da guarda do sábado; e a famosa Ellen White que, dizendo-se possuidora do dom de profecia, apoiou Hiram Edson e Joseph Bates, com suas “profecias e visões sobrenaturais”, por cujo motivo os adventistas crêem até hoje que os livros dessa visionária são tão inspirados quanto a Bíblia. porem com o objetivo unico e caracteristico das seitas que é usurpar a gloria de JESUS CRISTO.
portanto amados não nos confundamos e nem deixemo-nos levar por tamanha HERESIA, continuemos firme dando a ELE e somente ELE toda HONRA, toda GLORIA e todo LOUVOR pelos séculos dos séculos.


Joel Santana. (Que seita é essa?)
Editado e adaptado por:
ABDIAS BARRETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...