sábado, 5 de novembro de 2011

TEXTOS EXCLUSIVOS DA TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO

Examinemos algumas perversões da Tradução do Novo Mundo. Usaremos a edição da TNM de 1984. Compare os versículos desta bíblia com a Bíblia de Jerusalém, Vulgata, Almeida, ou uma outra qualquer que você confie

Vamos aos textos.
"Preparai o caminho de Jeová" TNM. (Mt. 3.3)
Neste versículo vemos que eles tentam dizer que João Batista está preparando o caminho para Jeová, enquanto que a referência é preparar as pessoas para Cristo  É aconselhável que você verifique os textos de posse das traduções: TNM, e outra qualquer das que citamos a cima. (veja Mt. 3.11; Jo.1.15; 3.28-30; Is. 40.3; Ml. 3.1).

“E todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo" TNM. (At. 2.21)
Eles dizem que quem invocar o nome de Jeová será salvo, só que o apóstolo Pedro predisse que o Senhor (v. 21) é Cristo (v. 36) e que todos os homens poderiam ser salvos chamando Seu Nome (Jesus. Mt.1.21) (v. 38; também veja At. 22.16). O Nome que devemos chamar para a salvação não é Jeová, mas Jesus Cristo, que é o nome do Senhor (At. 4.12).

“pois quer vivamos, vivemos para Jeová, quer morramos, morremos para Jeová. Portanto, quer vivamos quer morramos, pertencemos a Jeová. Pois para este fim morreu Cristo e passou a viver novamente, para que fosse Senhor tanto sobre mortos como [sobre] viventes. Mas por que julgas tu o teu irmão? Ou, por que menosprezas também o teu irmão? Porque nós todos ficaremos postados diante da cadeira de juiz de Deus; pois está escrito: 'Por minha vida', diz Jeová, 'todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus'. Assim, pois, cada um de nós preste conta de si mesmo a Deus." TNM. (Rm. 14.8-12)
Aqui vemos que o comitê da TNM cometeu um dos maiores erros da historia das traduções da Bíblia.
Primeiro: No v.8 eles traduzem o grego kyrios (Senhor) como "Jeová", quando o v.9 diz que Cristo é o Senhor que morreu e ressuscitou. Assim, eles ignoram o contexto e traduzem mal (kyrios) como "Jeová".
Segundo: Nos vv.10-12, eles dizem que "Jeová" (mesmo que no original se diga kyrios) é nosso juiz. Quando a Bíblia claramente revela que Jesus Cristo será nosso único Juiz (Jo.8.22; 12.48; Tg. 4.12), que nós (cristãos) estaremos de pé diante do tribunal de Cristo - que é Deus (2ª Cor. 5.10); e que diante de Cristo todo joelho se dobrará (Fl. 2.10).

"Não podeis estar bebendo o copo de Jeová e o copo de demônios" TNM. (Co. 10.21)
O versículos não deixam nenhuma dúvida que "o copo do Senhor" (kyrios) se refere a comunhão de Cristo (ICo.10.16; Mt. 26.27).

"Se alguém tiver razão para queixa contra outro. Assim como Jeová vos perdoou liberalmente, vós também o fazei" TNM. (Cl. 3.13)
De novo a palavra que eles deram a"Jeová", é a palavra grega kyrios (Senhor). E não há dúvida que o Senhor que perdoou seus pecados era Cristo. De fato, muitos manuscritos antigos leram "Christos" aqui e não "kyrios". Veja a nota de JFB. Além disso, o contexto do livro de Colossenses fala do perdão que temos em Cristo, pois está claro que Jesus e não Jeová, é de quem Paulo está falando aqui.

"No entanto, irmãos, com respeito á presença de nosso Senhor Jesus Cristo e de sermos ajuntados a ele, solicitamos-vos que não sejais depressa demovidos de vossa razão, nem fiqueis provocados, quer por uma expressão inspirada, quer por intermédio duma mensagem verbal, quer por uma carta, como se fosse de nossa parte, no sentido de que o dia de Jeová está aqui” TNM. (2ªTs.2:1)
Isto é um absurdo! Aqui o comitê de tradução da TNM se contradisse num espaço de dois versículos. O v. 1 simplesmente declara que quem está vindo é Cristo o Senhor e não o Pai (Jeová). [N.doT.: a BJr traduz parusia como Vinda. Se refere a Segunda Vinda de Cristo]


Quando Deus trabalha o homem muda!!!
Prof. Abdias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...