quarta-feira, 14 de junho de 2017

REFUTANDO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ NA EVANGELIZAÇÃO

PERGUNTAS A FAZER ÀS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DURANTE A EVANGELIZAÇÃO
Para se preparar para se tornar uma testemunha eficaz para as Testemunhas de Jeová, temos um breve resumo (abaixo) de cada um dos principais pontos doutrinais que surgem quando se “estuda” com elas. Mesmo se você decidir não permitir que elas usem as suas publicações no seu estudo, é importante que esteja preparado para fazer as seguintes perguntas quando esses temas surgirem, porque eles vão ser levantados em algum momento das suas discussões com elas, se estudarem muito tempo consigo. Após cada uma das perguntas sugeridas que listamos abaixo, nós fornecemos links adicionais para artigos relevantes no nosso site que você pode ler para saber mais sobre cada tópico.
Cada vez que vocês se reunirem, sugerimos que você faça apenas uma ou duas das séries de perguntas abaixo, porque você não quer fazê-las sentir como se estivesse discutindo e debatendo com elas. Se você mantiver apenas algumas perguntas que elas não são capazes de responder em cada sessão, estas questões irão permanecer em suas mentes muito mais tempo do que aconteceria se você as bombardeasse com um monte de perguntas de uma só vez. 
Uma palavra de cautela, quando você se envolver num diálogo com as Testemunhas de Jeová: Mantenha-se no tema que você ou que elas trazem para a mesa de discussão. É comum as Testemunhas de Jeová tentarem distrair o seu “aluno” (você) com textos não relacionados e argumentos, numa tentativa de manter uma margem de superioridade sobre você, quando lher colocar uma pergunta que não sabem responder. Se permitir que elas o ponham fora do caminho, você pode facilmente ficar frustrado. Então, não deixe que elas mudem de assunto quando você fizer uma pergunta que não sabem responder. Nem você deve tentar desviá-las de um tema que queiram discutir consigo, por trazer um argumento ou questão que é irrelevante para o tema a ser discutido. 
Por exemplo, se elas estão discutindo a sua crença de que a terra um dia vai se tornar um paraíso, pode ser fácil desviá-las, por trazer a lume as falsas profecias da organização Torre de Vigia e esperar que elas mudem de assunto, discutindo consigo sobre o porquê de elas acreditarem que a Torre de Vigia é ainda a organização de Deus, apesar de seus últimos fracassos proféticos. Resista a essa tentação! Alterar temas como este a partir do que elas querem discutir consigo é o caminho mais rápido para convencê-las de que você não está realmente interessado em ouvir a sua mensagem. Um melhor modo de lidar com um tema como este é  compartilhar que você tem algumas “questões” sobre os “rumores” que já ouviu sobre a “falsa profecia” na história da Torre de Vigia e está-se perguntando, se seria certo discutir este tema na semana seguinte. Se elas concordarem, a porta está aberta para uma discussão cordial. 
É desta forma que os dois lados mostram respeito um pelo outro. Se você espera que as Testemunhas de Jeová o ouçam sem interrupção, tem que mostrar a mesma cortesia e respeito ao ouvi-las também. Mais uma vez, se elas trouxerem um tópico sobre o qual você não sabe muito e se sente despreparado para discutir, você pode sempre perguntar se elas iriam permitir-lhe tempo para a pesquisa deste tópico e discuti-lo na semana seguinte.


1.  DEUS TEM UM NOME. - O nome de Deus é escrito הוהYי (YHWH) nas cartas hebraicas e traduzido por “Jeová” na Tradução do Novo Mundo da Bíblia das Testemunhas de Jeová.
NO SEU exemplar da Bíblia, como é traduzido o Salmo 83:18? A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas traduz este texto da seguinte forma: ‘Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.’ … muitas traduções deixam de fora o nome Jeová, substituindo-o por títulos como “Senhor” ou “Eterno”. O que deve ser usado nesse versículo? Um título ou o nome Jeová? …Ao substituírem o nome de Deus por títulos, os tradutores da Bíblia cometem um erro grave. Eles fazem com que Deus pareça distante e impessoal. …se as pessoas não sabem o nome de Deus, Jeová, como podem realmente achegar-se a ele?” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, 2005, págs. 195-196
  • PERGUNTE: “Se é tão importante que as pessoas leiam o nome de Deus na Bíblia, a fim de ter uma relação “próxima” com Deus, por que Deus escolheu NÃO revelar o Seu nome a Abraão, Isaque e Jacó? (Êxodo 6:2-3) Se estes homens piedosos podiam conhecer a Deus apenas por chamá-lo “Deus Todo-Poderoso”, por que nós não podemos? Como se sentiria se seus filhos começassem a chamar você pelo seu primeiro nome, em vez de chamá-lo ‘Pai’ (ou ‘Mãe’)? Será que você não perguntaria por que eles o estavam tratando de forma tão impessoal, chamando-o pelo seu nome formal? Como os cristãos são chamados de  filhos ‘adotados’ de Deus (Gálatas 4:5-7), pode ver porque Jesus ensinou os seus seguidores a orar ‘Pai Nosso’ em vez de orar ‘Nosso Jeová’ (Mateus 6:9)?
    • SERÁ QUE OS PRIMITIVOS CRISTÃOS TRATAVAM  DEUS PELO SEU NOME PESSOAL?
2. A BÍBLIA É UM GUIA CONFIÁVEL PARA A VIDA. – É científica e historicamente precisa e confiável, e seus princípios se aplicam a todas as pessoas.
“Visto que a Bíblia é inspirada por Deus, ela é “proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas”. (2 Timóteo 3:16) …Os princípios bíblicos se aplicam a todos, e seus conselhos são sempre benéficos.” — O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 21, 23
  • PERGUNTE: “Eu posso dizer que você tem muito respeito pelos princípios da Bíblia, assim como eu. No entanto, eu estou me perguntando: Como Testemunha de Jeová é-lhe permitido acreditar na Bíblia, quando ela discorda de algo que você lê na Torre de Vigia? Por exemplo, eu ouvi dizer que as Testemunhas de Jeová não acreditam que Jesus ressuscitou o Seu corpo físico humano, mesmo quando a Bíblia diz que Jesus prometeu “levantar” o “corpo” que os judeus destruíram? (João 2:18-22) Como Testemunha de Jeová, você está obrigado a acreditar nos ensinamentos falsos da Torre de Vigia, como este, que não concordam com a Bíblia? Ou vocês estão autorizados a deixar a Bíblia ensinar-lhes a verdade?”
    • RESSUSCITOU JESUS COMO MIGUEL O ARCANJO?
3. O PROPÓSITO DE DEUS PARA A TERRA É TORNÁ-LA NUM PARAÍSO.
“O PROPÓSITO de Deus para a Terra é realmente maravilhoso. …o propósito de Deus era que os humanos tivessem filhos, estendessem os limites daquele lar paradisíaco a toda a Terra e cuidassem dos animais. …Deus com certeza cumprirá seu propósito! …‘A Bíblia responde: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.’ — Salmo 37:29; Revelação (Apocalipse) 21:3, 4 …Usando mentiras e trapaças, Satanás, o Diabo, fez com que Adão e Eva desobedecessem a Deus. (Gênesis 2:17; 3:6) Em resultado disso, por fim eles morreram… A Bíblia revela que se aproxima o dia em que este mundo mau será destruído no Armagedom, a guerra de Deus. Isso abrirá o caminho para um novo mundo justo. …Jesus prometeu que, no futuro novo mundo, os aprovados por Deus receberão a dádiva da “vida eterna”. (Marcos 10:30) …Jesus se referia ao futuro Paraíso na Terra quando prometeu ao malfeitor que morreu ao seu lado: “Estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 27-29, 32-33, 36
  • PERGUNTE: “Se o “paraíso” é algo que vai acontecer com a Terra no futuro, como foi o apóstolo Paulo capaz de ir para o “paraíso” no “terceiro céu”? (2 Coríntios 12:2-4) Como poderia o malfeitor que morreu ao lado de Jesus estar “com” Jesus no “paraíso” se o malfeitor estará na terra e Jesus estará no céu? Não indicam as Escrituras que Deus está planejando fazer no céu, o lugar do “paraíso” em vez de na terra?” (Lucas 23:43)
    • ONDE É O PARAÍSO?
  • PERGUNTE: “Concordo que se Adão e Eva não tivessem pecado, eles teriam vivido sempre no paraíso terrestre que Deus havia criado para eles. Não havia esperança celestial naquele momento, porque Jesus não preparara um lugar no céu para os Seus seguidores habitarem, até DEPOIS de ter sido ressuscitado. (João 14:2-3). No entanto, uma vez que Deus nos prometeu um “novo céu” e uma “nova terra” (2 Pedro 3:7, 10-13), por que Ele faria dois lugares para nós usufruirmos se estaríamos presos a viver na terra e não poderíamos ir para o céu? Não era Jesus capaz de ir e vir entre o céu e a terra no Seu corpo ressuscitado? (Atos 1:9-11) Visto que seremos ressuscitados com um corpo semelhante ao corpo de Cristo (Filipenses 3:20-21), por que não seremos capazes de viajar entre o novo céu e a nova terra, uma vez que somos ressuscitados com os nossos novos corpos?” 
    • SERÁ QUE JESUS RESSUSCITOU DA MORTE NUM CORPO ESPIRITUAL INVISÍVEL? – Analisando a visão da ressurreição da Torre de Vigia
  • PERGUNTE: “Como é que as Testemunhas de Jeová limparão a terra depois da guerra de Deus do Armagedom? O livro bíblico de Revelação descreve que o juízo de Deus resultará em metade da população da Terra (3 bilhões de pessoas) mortas (Revelação 6:8; 9:15-18). Será que as Testemunhas de Jeová têm de testemunhar a carne sangrenta dessas pessoas apodrecendo e sendo comida por aves e animais selvagens e depois trabalhar para enterrar os ossos desses 3 bilhões de pessoas? A Bíblia diz que o céu vai desaparecer e todas as montanhas e ilhas serão completamente destruídas através de grandes terremotos (Revelação 6:14; 16:19-20) e pedras de granizo, pesando de 27-45 kg cada. (Revelação 16:21) Como é que as Testemunhas de Jeová farão a reconstrução de estradas e casas sem as pesadas máquinas, serrações e equipamentos de cimento que serão destruídos por essas pragas? Onde elas vão buscar a madeira para construir casas, visto que saraiva e fogo misturado com sangue, queimará um terço das árvores e relva verde (Apocalipse 8:7)? Como elas vão cortar as árvores remanescentes e transportar essa madeira sem estradas e equipamentos pesados​​? Onde é que as Testemunhas de Jeová obterão água limpa para beber, uma vez que os rios, nascentes e 1/3 dos oceanos serão transformados em sangue? (Apocalipse 8:8-11; 16:4) Como elas vão usar a água poluída para limpar as criaturas marinhas mortas e navios que foram destruídos pelo julgamento? (Apocalipse 8:8-9) Isso parece centenas de anos de trabalho muito difícil e stress! Isso soa a um “paraíso” para você?
    • COMO SERÁ SOBREVIVER AO FIM?
  • PERGUNTE: O que as Testemunhas de Jeová acreditam que eu tenho que fazer para ser salvo e ter a certeza da vida eterna? Se eu sobreviver à batalha do Armagedom, eu sou salvo? Visto que eu não vou ser “perfeito” até ao fim do reinado de 1.000 anos de Cristo, que garantia tenho eu, que não vou falhar e perder a minha salvação, em algum momento durante este tempo? Mesmo que eu, finalmente, me torne perfeito até ao fim do reinado de mil anos de Cristo, como posso ter certeza de que vou passar no teste final de Satanás, se Adão não foi capaz de fazê-lo e ele era perfeito?”
    • GUIANDO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A JESUS — OITO PERGUNTAS SOBRE COMO TER A CERTEZA DA SALVAÇÃO
4. QUEM É JESUS CRISTO? - Sendo o primeiro “Filho” criado por Jeová, Jesus não é igual a Deus.
“Jesus é o Filho mais precioso de Jeová… Ele é chamado de “primogênito de toda a criação”, pois foi a primeira criação de Deus. (Colossenses 1:15)  …Jesus é o único criado diretamente por Deus. Ele é também o único por meio de quem Deus criou todas as outras coisas. (Colossenses 1:16) …Será que o Filho primogênito é igual a Deus, como alguns crêem? Não é isso o que a Bíblia ensina. …de acordo com a doutrina da Trindade, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas, mesmo assim, há um só Deus. …Veja o que foi escrito por Mateus, …ele citou as palavras de Jesus: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:36) …Jesus disse que o Pai sabia mais do que o Filho. …Ainda assim, alguns dirão: ‘Jesus tinha duas naturezas. Aqui ele falava como humano.’ Mas, mesmo que isso fosse assim, que dizer do espírito santo? Se o espírito santo e o Pai são parte do mesmo Deus, por que Jesus não disse que o espírito santo sabia o que o Pai sabia?” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 41, 201, 204
  • PERGUNTE: “Embora eu concorde que Jesus não é a mesma “pessoa” que o Pai, como podemos ver nas Escrituras que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são distintos uns dos outros (Mateus 3:16-17), e operam com as suas próprias mentes separadas, (1 Coríntios 2:11, 16; Romanos 8:27) vontades, (Mateus 11:27; 26:39; 1 Coríntios 12:11) e emoções. (Sofonias 3:17, João 11:35, Efésios 4:30) No entanto, a Bíblia é clara de que há apenas “um” Deus verdadeiro. (João 17:3, Isaías 43:10-11, 44:6, 8; 46:9; 48:12) Se Jesus é um “deus” menor criado por Jeová, o Deus Todo-Poderoso, é Jesus o “Verdadeiro Deus” (João 1:1; 20:28, 1 João 5:20) ou um falso “deus” semelhante a Satanás? (2 Coríntios 4:4) Se Jesus é um falso “deus”, como Ele pode salvar alguém? É um “filho” de um ser humano, menos humano do que o seu pai? Se um “filho” de um ser humano é tão humano como o seu pai, como pode Jesus como “filho” de Deus ser menos “Deus” do que o seu pai é? Você pode ver por que os judeus acusaram Jesus de blasfêmia, ao dizer ser “igual” a Deus, quando Ele afirmou ser o “Filho de Deus”? (João 5:18; 19:7)” 2. 
    • COMO DISCUTIR A DIVINDADE DE JESUS CRISTO COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
  • PERGUNTE: “Se Jeová criou Jesus e usou Jesus para criar tudo o mais, como poderia Jeová dizer em Isaías 44:24: “Eu, Jeová, faço tudo, estendendo os céus por mim mesmo, estirando a terra. Quem estava comigo?” “Se ninguém estava ‘com’ Jeová, quando Ele criou o mundo, como Jesus poderia ser um “deus” criado que trabalhou “com” Jeová? Jeová anuncia em Isaías 43:10: “Vós sois as minhas testemunhas”, é a pronunciação de Jeová, “sim, meu servo a quem escolhi, para que saibais e tenhais fé em mim, e para que entendais que eu sou o Mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus e depois de mim continuou a não haver nenhum’” Se nenhum ‘Deus’ foi ‘formado’ depois de Jeová, como Jesus poderia ser ‘um deus’ criado ‘depois’ de Jeová? Por que a Bíblia chama Jesus de “Pai da Eternidade”, em Isaías 9:6, se Jesus não o é? Como poderia Jesus dar a vida eterna a Seus seguidores, se Ele é criado e não possui a eternidade (João 10:28)? 
    • COMO PROVAR A DIVINDADE DE JESUS CRISTO ÀS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
  • PERGUNTE: “É verdade que quando Jesus estava na terra, o Pai estava numa ‘maior’ posição (João 14:28), porque Jesus operava sob as limitações da sua humanidade, (Filipenses 2:5-9) de modo que nem sempre ‘sabia’ tudo o que o Pai sabia, como o dia ou a hora do Seu retorno. (Mateus 24:36) No entanto, em sua natureza de Deus, a Bíblia proclama que Jesus “sabe todas as coisas” (João 16:30). Se o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é apenas a “força ativa” de Deus, como as Testemunhas de Jeová acreditam, por que Jesus é obrigado a mencionar o que Espírito Santo e o Pai “sabem” ou não sabem, em Mateus 24:36? Se o Espírito Santo é só a “força” de Deus, como poderia ‘ele’ “conhecer” alguma coisa? Mas se a crença das Testemunhas de Jeová de que o Espírito Santo é uma “força” é incorreta, o que você aceitaria como prova de que o Espírito Santo é uma pessoa que “sabe” tudo o que o Pai sabe? Você aceitaria 1 Coríntios 2:11: “…ninguém veio a saber as coisas de Deus, exceto o espírito de Deus.’ Se o Espírito Santo ‘sabe as coisas de Deus’, como pode ele não saber tudo o que o Pai sabe?
    • SIM! VOCÊ DEVE ACREDITAR NA TRINDADE! — As respostas página-a-página para a brochura da Sociedade Torre de Vigia de 1986: “Deve-se Crer na Trindade?”
5: A DÁDIVA DO SACRIFÍCIO DE RESGATE DE CRISTO
Como poderia um único homem servir de resgate para muitos, na realidade, bilhões de seres humanos…Lembre-se: por ter pecado, Adão perdeu a preciosa posse da vida humana perfeita. Assim, ele não podia transmiti-la a seus descendentes. A única coisa que podia transmitir era o pecado e a morte. Jesus, a quem a Bíblia chama de “último Adão”, tinha uma vida humana perfeita e jamais pecou. (1 Coríntios 15:45) …Por sacrificar sua vida perfeita, ou abrir mão dela, em obediência impecável a Deus, Jesus pagou o preço do pecado de Adão. …por meio do sacrifício de resgate de Jesus, podemos receber “o perdão dos nossos pecados”. (Colossenses 1:13, 14) Para merecer esse perdão, no entanto, temos de mostrar sincero arrependimento. Temos também de rogar humildemente a Jeová, pedindo seu perdão à base de nossa fé no sacrifício de resgate de seu Filho. — 1 João 1:8, 9.” —O Que A Biblia Realmente Ensina?, págs. 50-51, 53
  • PERGUNTE: “Se podemos receber o perdão dos pecados através do resgate, isso significa que você acredita que Jesus morreu, não apenas para pagar o pecado de Adão e a natureza do pecado que herdamos dele, mas também para cada um de nossos próprios pecados, como as vezes em que mentimos, roubamos, enganámos, ou cobiçámos algo que alguém possui? (1 Pedro 2:24) Visto que Jesus pagou por todos os nossos pecados, que pecado poderíamos fazer que Ele não tivesse pago de modo a que nos levasse a perder o dom da “vida eterna”? (João 10:28) Em João 5:39-40, o que Jesus diz que devemos fazer para ter os nossos pecados perdoados e receber a vida eterna? “Veio” você  a Jesus, orando a Ele por perdão e pelo dom da vida eterna?
    • CINCO PERGUNTAS QUE APRESENTAM O EVANGELHO E GUIAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ A JESUS
      http://www.4witness.org/jwquestions/jw_qto_jesus.php
    • MORREU JESUS NUMA CRUZ OU NUMA ESTACA

6. OS MORTOS ESTÃO INCONSCIENTES.
“O que acontece na morte não é mistério para Jeová …na sua Palavra, a Bíblia, ele explica a condição dos mortos. …quando umapessoa morre, ela deixa de existir. …Nenhuma parte de nós sobrevive à morte do corpo. Nós não possuímos uma alma ou espírito imortal. Depois de mencionar que os vivos estão cientes de que vão morrer, Salomão escreveu: “Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.’ … Jesus disse aos seus discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar.’ …Jesus explicou: “Lázaro morreu.’ (João 11:11-14) Note que Jesus comparou a morte a descanso e sono.” — O Que A Biblia Realmente Ensina?, págs. 58-59
  • PERGUNTE: “Se não há “nem mesmo uma parte de nós [que] sobrevive à morte do corpo,” o que Jesus quis dizer quando disse: Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer3.  no inferno [geena] tanto a alma como o corpo’? (Mateus 10:28) Não indica este texto que a alma não é “destruída” quando o corpo é morto? Se você considerar Salomão como uma autoridade sobre a morte e a vida após a morte, você acredita nas palavras de Salomão em Eclesiastes 9:6: ‘…para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol’?4. Você acredita que quando morrer, você não terá NUNCA MAIS ‘parte em coisa alguma… debaixo do sol’? Não acreditaria que este versículo remove qualquer possibilidade de ressurreição após a morte? E que dizer de Eclesiastes 9:2 que proclama que o justo e o ímpio têm o mesmo fim? Ou Eclesiastes 3:19 que declara: ‘nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais porque tudo é vaidade’? Você considera estes textos como representações exatas de vida e eternidade? Desde que você não os considere, você pode ver por que muitos acreditam que Salomão está apenas a retratar uma visão humanística ‘vã’ do mundo, não uma perspectiva centrada no Deus eterno? Jesus comparou a morte ao descanso e ao sono, no caso de Lázaro em João 11, porque Ele considerava o corpo de Lázaro como estando a dormir antes de Jesus o ressuscitar. Não há nada nessa passagem que indique que a “alma” ou “espírito” de uma pessoa dorme na morte. Em vez disso, em Lucas 16, Jesus contou a história de um homem rico que estava em ‘tormento’ após a morte, enquanto um homem pobre chamado Lázaro era consolado no seio de Abraão. Como poderia Jesus contar estas histórias vívidas que comparavam a “Ge · hen'na” (inferno) com um “fogo que não pode ser apagado” (Marcos 9:43, 47-49), se ele acreditava que as almas e os espíritos das pessoas dormem num estado inconsciente no “Há'des” (sepultura) ou “Ge · hen'na” (inferno)?
    • IRÁ DEUS PUNIR AS PESSOAS NO INFERNO PARA SEMPRE? Inferno - Porque acreditar nele?

    • É A ALMA HUMANA UM ESPÍRITO IMORTAL?

7. A RESSURREIÇÃO
“Que dizer de todas aquelas pessoas que não serviram nem obedeceram a Jeová porque não o conheceram? Esses bilhões de “injustos” …serão ressuscitados e terão tempo para aprender sobre o Deus verdadeiro e servi-lo. Durante um período de mil anos, os mortos serão ressuscitados e receberão a oportunidade de se juntar aos fiéis humanos na Terra em servir a Jeová. Será um tempo maravilhoso. A Bíblia chama esse período de Dia do Julgamento. Significa isso que todos os humanos que já viveram serão ressuscitados? Não. …Ele jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis. A Bíblia menciona também outro tipo de ressurreição, para a vida como criatura espiritual no céu. …Deus o ressuscitou, mas não como humano. O apóstolo Pedro explica que Cristo foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1 Pedro 3:18) …Jesus estava vivo de novo como poderosa pessoa espiritual! …Podemos ter absoluta certeza de que Jeová derrotará o nosso inimigo, a morte — e para sempre!  …De acordo com Atos 17:31, o apóstolo Paulo disse que Deus “fixou um dia em que se propôs julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou”. Esse Juiz designado é o ressuscitado Jesus Cristo. …O Dia do Julgamento não será um rápido evento de apenas 24 horas de duração. Durará mil anos. …O Dia do Julgamento dará a bilhões de pessoas sua primeira oportunidade de aprender a respeito da vontade de Deus e se ajustar a ela. Isso significa que ocorrerá uma obra educativa em grande escala. …No entanto, nem todos estarão dispostos a se ajustar à vontade de Deus. …Esses iníquos serão mortos de maneira definitiva durante o Dia do Julgamento.” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 72-74, 214-215 
  • PERGUNTE: “Estou confuso! Como pode a Sociedade Torre de Vigia ensinar que na ressurreição, Deus ‘irá derrotar o nosso inimigo, a morte,  e ele desaparecerá para sempre!’ (Bíblia Ensina, pág. 74) se Jeová vai ‘condenar à morte' os ‘iníquos’ que foram ressuscitados, mas que se recusaram a aprender os caminhos de Jeová durante aquilo que a Sociedade descreve como o período de 1.000 anos do ‘Dia do Julgamento’? (Bíblia Ensina, pág. 215) Se os iníquos vão ser ‘condenados à morte’ durante o período de 1.000 anos, como pode a Sociedade afirmar que a morte ‘desaparecerá para sempre’ na resurreição? Como pode a Sociedade Torre de Vigia afirmar que Jeová jamais ressuscitará aqueles que considerar maus e incorrigíveis (Bíblia Ensina, pág. 74), e alega no momento seguinte que Jeová vai ressuscitar pessoas que não ‘se ajustaram à vontade de Deus’ durante o período de 1.000 anos, a fim de devotá-los à morte permanentemente (Bíblia Ensina, pág. 215)? Visto que Jeová conhece todas as coisas, não iria Ele saber quem são aqueles que não se vão “ajustar” aos seus ensinos, de modo que não haveria nenhuma razão para Ele ressuscitá-los da “morte” durante o período de 1.000 anos? 
  • PERGUNTE: “Em vez de redefinir a visão da Bíblia do Dia do Julgamento (Revelação 20:11-15), porque não ensina a Sociedade Torre de Vigia, o que a Bíblia diz sobre haver “uma ressurreição” no início do período de 1.000 apenas para os justos? (Revelação 20:4-6) Será que a Sociedade Torre de Vigia se esqueceu de Revelação 20:05 que diz: “Os demais mortos não passaram a viver até terem terminado os mil anos.? Visto que a Bíblia diz que não haverá nenhuma ressurreição durante o reinado de 1.000 anos de Cristo, como é possível a alegação da Sociedade Torre de Vigia de que as pessoas que morreram, terão uma segunda chance de voltar à vida e aprender os caminhos de Jeová através de uma obra educativa em grande escala’, durante esse período de tempo? (Bíblia Ensina, pág. 215) Não diz a Bíblia: “‘E de modo algum ensinará cada um ao seu concidadão e cada um ao seu irmão, dizendo: “Conhece a Jeová!” Porque todos me conhecerão, desde [o] menor até [o] maior deles’?—Hebreus 8:11 Que necessidade haveria de uma obra educativa em grande escala’ se os ressuscitados já conhecem a Jeová?
  • PERGUNTE: “Quanto à ressurreição, como pode a Sociedade Torre de Vigia ensinar que “Jesus ressuscitou” como ‘poderosa pessoa espiritual que não é mais “humana”, quando a Bíblia diz que Jesus ressuscitou como ‘homem’ (Atos 17:31; 1 Timóteo 2:05) com o seu “corpo” (João 2:18-22) de “carne e osso”? (Lucas 24:39) Não seria melhor para a Sociedade Torre de Vigia ensinar que a frase em 1 Pedro 3:18, significa que Jesus foi condenado à morte no poder da carne, mas levantado no poder do espírito?
    • SERÁ QUE JESUS RESSUSCITOU DA MORTE NUM CORPO ESPIRITUAL INVISÍVEL? – Analisando a visão da ressurreição da Torre de Vigia
8. O REINO DE DEUS
“O Reino de Deus é um governo estabelecido por Jeová Deus, tendo como Rei alguém escolhido por ele. Quem é o Rei do Reino de Deus? Jesus Cristo. …Embora o Reino de Deus se localize no céu, ele dominará a Terra. — Revelação (Apocalipse) 11:15. …Quem são esses 144.000? O próprio João informa: ‘São os que seguem o Cordeiro para onde quer que ele vá. Foram comprados dentre a humanidade como primícias para Deus e para o Cordeiro.’ (Revelação 14:1, 4) Sim, eles são seguidores fiéis de Jesus Cristo, escolhidos especialmente para governar com ele no céu. …Desde os dias dos apóstolos, Deus seleciona cristãos fiéis para completar o número de 144.000. …O cumprimento de profecias bíblicas mostra que em 1914 Cristo tornou-se Rei, e o Reino celestial de Deus começou a operar.” —O Que A Bíblia Realmente Ensina?, págs. 77-79, 85
  • PERGUNTE: “Em João 3:3, Jesus disse que temos de “nascer de novo”, antes de podermos ver o Reino de Deus.Você nasceu de novo?5. Por que as Testemunhas de Jeová pregam sobre um reino que não poderão ver?
    • VOCÊ VERÁ O REINO DE DEUS?
      http://www.4jehovah.org/card-jwkingdom.php
  • PERGUNTE: “Onde diz na Bíblia que apenas 144 mil pessoas estarão no céu? Os capítulos 7 e 14 de Revelação, são as únicas passagens na Bíblia que descrevem o grupo dos 144.000. No entanto, em nenhum lugar as Escrituras dizem que este grupo de pessoas é o único grupo no céu. Na verdade, Revelação 7:2-4 afirma que os 144.000 são ‘selados’ na terra durante a “grande tribulação” (ver versículos 1-4, 14). Terá a “Grande Tribulação” de vir sobre a terra ainda? Se não, como podem as Testemunhas de Jeová acreditar que Deus começou a ‘selar os cristãos fiéis’ para ser parte deste grupo ‘desde os dias dos apóstolos’, se este grupo é suposto ser “selado” na terra durante a ‘grande tribulação’? Por que Deus precisaria de ‘selar’ os 144.000 para protegê-los (Revelação 9:3-4) se a maioria deles seria morto e ressuscitado para a vida celestial, antes da ira da tribulação de Deus vir sobre a terra?
    • QUEM SÃO OS 144.000?
  • PERGUNTE: “Se Jesus não recebeu a Sua autoridade como Rei do Reino de Deus até 1914, porque Jesus afirmou depois de Sua ressurreição, o seguinte: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.’?—Mateus 28:18 Se “toda a autoridade” foi dada a Cristo na sua ressurreição, que autoridade foi deixada para ele receber em 1914?
    • RECEBEU JESUS A SUA AUTORIDADE EM 1914?
9. OUTROS TEMAS A SER PREPARADOS PARA DISCUTIR COM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ:
Enquanto nós abordamos as crenças doutrinais essenciais das Testemunhas de Jeová que afetam a salvação, há outros temas que deve estar preparado para discutir e defender se surgirem na conversa. Estes são a participação de um cristão na guerra e na política, a aceitação de transfusões de sangue, e as celebrações de feriados e aniversários. Alguns recursos para ajudá-lo a defender e discutir essas crenças de forma inteligente, com as Testemunhas de Jeová, encontram-se nos seguintes artigos:
  • GUERRA E NEUTRALIDADE - Devem os cristãos permanecer neutros durante a Guerra?
  • O AMOR CRISTÃO PELOS IRMÃOS OBRIGA À ABSTINÊNCIA DA GUERRA?
  • É A NEUTRALIDADE POLÍTICA CRISTÃ?—PARTE I / PARTE II
  • SÃO OS FERIADOS E ANIVERSÁRIOS CELEBRAÇÕES PAGÃS?
  • SEGREDOS DAS TRANSFUSÕES DE SANGUE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - 12 Perguntas para as Testemunhas de Jeová sobre o uso do sangue
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO CHEGAR ÀS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, VEJA:
  • COMO TESTEMUNHAR EFICAZMENTE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ – Quebrando a Barreira da Torre de Vigia — Um Guia passo-a-passo para os cristãos quebrarem a confiança das Testemunhas de Jeová na literatura da Sociedade Torre de Vigia e na estrutura de organização
  • O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA RESGATAR O SEU ENTE QUERIDO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ —Como Abrir a Mente Fechada de uma Testemunha de Jeová Amiga ou Parente 
  • Expondo o livro da Torre de Vigia: O QUE A BÍBLIA REALMENTE ENSINA? — Uma resposta ponto por ponto a partir de uma perspectiva bíblica e perguntas a fazer às Testemunhas de Jeová de cada capítulo deste livro de “Estudo” 

  • O QUE DEUS REQUER?—Respostas Bíblicas a Perguntas Que as Testemunhas de Jeová Fazem (www.4jehovah.org) — Um diálogo simulado entre uma cristã chamada Isabel, que estuda com uma Testemunha de Jeová chamada Susana e que discute a  brochura da Torre de Vigia de 1996, intitulada: O Que Deus Requer de Nós?
===========
1. Para mais informações acerca dos ensinos das Testemunhas de Jeová aqui mencionados, veja: QUEM SÃO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ? – A sua História, Ensinos e Práticas: http://4witness.org/testemunhas-de-jeova/pt-jw-beliefs.php e Doutrina da torre de Vigia Exposta: http://www.4witness.org/jehovahs_witness/jw_exp.php. 

2. As Testemunhas de Jeová muitas vezes argumentam, que Jesus deve ser o “Filho” de Deus pela criação, e não por natureza, porque Adão (Lucas 3:38) e os anjos (Jó 38:7) são também chamados de “filhos de Deus.” Se elas usarem este argumento, realce que, enquanto Adão e os anjos são chamados de “filhos de Deus”, porque eles são criados por Deus, Jesus é chamado de Filho “unigênito”  de Deus (João 1:18, 3:16), pois Ele é o “Deus” por natureza (Hebreus 1:5, Gálatas 4:8), e não por criação (João 1:3).

3. Embora Mateus 10:28 declare que a  “alma” pode ser “destruída,” a palavra grega ἀπολέσαι (ἀπόλλυμι – apollymi) traduzida“destruir” não significa aniquilação, mas antes “perecer” no sentido de “ruína, perda, deixar de ser, mas de bem-estar”—Vines Complete Expository Dictionary of Biblical Words, 1977, pág. 164
4. Eclesiastes 9:6 imediamente precede o versículo citado na publicação da Torre de Vigia, Eclesiastes 9:5: “os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.”
5. A maioria das Testemunhas de Jeová vão dizer "não" a esta pergunta, porque elas acreditam que, a menos que façam parte dos 144.000 que irão para o céu, elas não precisam "nascer de novo." Veja A Sentinela, 15 de fevereiro de 1998, pág. 13.



"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) 
https://www.facebook.com/centro.apologetico 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com 
Whats-App - 85.98857-5757.
Cel - 85.99905-5757. 
Prof. Abdias Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...