segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O EXERCICIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR

LIÇÃO 10, O EXERCÍCIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR

 Abdias Barreto 

Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos NEEMIAS - Integridade e Coragem em Tempos de CriseComentários da revista da CPAD: Pr. Elinaldo Renovato de Lima Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 21.13 A casa de DEUS é chamada casa de oração
Terça - Ne 1 3.4,5 Nepotismo na Casa do Senhor .
Quarta - 1 Tm 6.9 A cobiça leva ao fracasso espiritual
Quinta - 1 Pe 5.1-3 O líder cristão é o exemplo do rebanho
Sexta - 1 Tm 6.10 Rejeitando o apego ao dinheiro
Sábado - SI 24. 1 DEUS é dono de tudo
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - (Neemias 1 3. 1-8)

1 - Naquele dia, leu-se no livro de Moisés aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de DEUS, 2 - porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes, assalariaram contra eles a Balaão para os amaldiçoar, ainda que o nosso DEUS converteu a maldição em bênção.  
3 - Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel toda mistura.  
4 - Ora, antes disso, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da Casa do nosso DEUS, se tinha aparentado com Tobias; 
5 - e fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se metiam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, e cantores, e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes. 
6 - Mas, durante tudo isso, não estava eu em Jerusalém, porque, no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, vim eu ter com o rei; mas, ao cabo de alguns dias, tornei a alcançar licença do rei.  
7 - E vim a Jerusalém e compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de DEUS, 
8 - o que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.
 
 
 TEXTO ÁUREO
"Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (1 Co 4.2 ).
VERDADE PRÁTICA
O verdadeiro líder age com sabedoria e prudência, porque sabe que a sua autoridade procede do soberano e único DEUS.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: 
I- Conscientizar-se de que o líder deve ser comprometido com o Reino de DEUS.
II- Saber que os recursos financeiros na Casa de DEUS devem ser administrados com transparência e fidelidade.
III- Compreender que as ofertas e dízimos são importantes para a expansão do Evangelho.
 

INTRODUÇÃO: 
AMIGOS EM NOSSA LIÇÃO DOMINGO NA EBD. TEREMOS A OPORTUNIDADE DE CONSCIENTIZAR NOSSOS ALUNOS DE QUE DEVEMOS AGIR COM TEMOR E TREMOR QUANDO TRATARMOS COM A OBRA DE DEUS E SUA ADMINISTRAÇÃO. ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO ONDE MUITOS JA PERDERAM P TEMOR, A REVERENCIA, ONDE A GANANCIA, O APEGO AO DINHEIRO TEM SIDO PRIORIDADE CAUTERIZANDO A MENTE E O CORAÇÃO DE MUITOS OBREIROS PREJUDICANDO E MACULANDO O CORPO DE CRISTO. ENFATIZE QUE O NOSSO TRABALHO E DEDICAÇÃO A OBRA DE DEUS DEVE SER POR AMOR E GRATIDÃO A ELE, PORTANTO FAÇAMOS COM ALEGRIA,PAZ SANTIDADE E MUITA REVERENCIA.



Comentario Geral
Sugestão: O site da Assembleia de Deus em Iperitriz-Ma  traz um quadro sobre a administração dos recursos captados atraves dos dizimos e ofertas e tambem sobre a legitimidade da captação dos mesmos, e gostaris de deixar aqui como sugestão para o esenvolvimento da Aula.
Site: www.apazdosenhor.org.br/

 
DÍZIMOS E OFERTAS
Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.”
DEFINIÇÃO DE DÍZIMOS E OFERTAS. A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.
(1) Na Lei de DEUS, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv 27.30-32; Nm 18.21,26; Dt 14.22-29; ver Lv 27.30). O
dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes. DEUS considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dera na terra prometida (cf. Mt 25.15; Lc 19.13).
(2) No âmago do dízimo, achava-se a idéia de que DEUS é o dono de tudo (Êx 19.5; Sl 24.1; 50.10-12; Ag 2.8). Os seres humanos foram
criados por Ele, e a Ele devem o fôlego de vida (Gn 1.26,27; At 17.28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido
originalmente do Senhor (Jó 1.21; Jo 3.27; 1Co 4.7). Nas leis sobre o dízimo, DEUS estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele já lhes tinha dado. Veja e compare grafico acima.
TEXTOS SOBRE DIZIMOS
1- Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.(Gn 14.20)
2- Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.(Gn 28.20-22)
3- As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores.(1ºSm 8.15)
4- E que também traríamos as primícias da nossa terra e todas as primícias de todas as árvores frutíferas, de ano em ano, à Casa do Senhor; os primogênitos dos nossos filhos e os do nosso gado, como está escrito na Lei; e que os primogênitos das nossas manadas e das nossas ovelhas traríamos à casa do nosso Deus, aos sacerdotes que ministram nela. As primícias da nossa massa, as nossas ofertas, o fruto de toda árvore, o vinho e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; os dízimos da nossa terra, aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura. O sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.(Ne 10.35-38)
5- Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de três em três dias, os vossos dízimos; e oferecei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai ofertas voluntárias, e publicai-as, porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus.(Am 4.4-5)
6- Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida(Ml 4. 8-10)
7- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!(Mt 23. 23-24)
8- jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.(Lc 18.12)
9- Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou, para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente. Considerai, pois, como era grande esse a quem Abraão, o patriarca, pagou o dízimo tirado dos melhores despojos. Ora, os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm mandamento de recolher, de acordo com a lei, os dízimos do povo, ou seja, dos seus irmãos, embora tenham estes descendido de Abraão; entretanto, aquele cuja genealogia não se inclui entre eles recebeu dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas. Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior. (Hb 7.1-7)
Abdias Barreto 
Conclusão: Se nao estivermos comprometido com a palavra de Deus, nosso serviço ao senhor seja ele qual for nao tera aceitação, pois Deus nao é um ser qualuer que possamos oferecer-lhe um serviço seja espiritual ou mesmo material (Administrativo) da forma como pensamos ou acreditamos estar agradando-lhe, nao adianta apenas a boa intenção e nao fazer conforme a Palavra determina. 

Quando Deus trabalha o homem muda!!!
Prof. Abdias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...