sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A APOLOGÉTICA E SUAS FUNÇÕES!

Gostariamos de destacar a apologética como instrumento de defesa da fé Cristã e do Cristianismo, e afirmar que a mesma constitui-se em uma arma poderosissima para esse fim, e que deve ser usada com destreza e sabedoria por todos que se propoem a professar e defender o Cristianismo Biblico. Pois a APOLOGÉTICA possui funções especificas na área da defesa da fé, e dentre essas queremos destacar quatro que entendemos serem primordiais para aplicarmos no uso da defesa do cristianismo Bíblico e da fé cristã, que são:

1-JUSTIFICATIVA ou PROVA. Isso envolve a organização de argumentos filosóficos, evidencias cientificas e históricas  em favor do Cristianismo e da fé Cristã.  Isso significa extrair as implicações logicas da visão de mundo cristão. de modo que possam ser vistas claramente por todos, inclusive nossos opositores.

2- DEFESA. Essa função é a mais próxima ao uso que o NT e inicio do Cristianismo fazem da palavra apologia. Defendendo o cristianismo contra a abundancia de ataques desferidos contra ele em cada geração por críticos de variados sistemas de fé. Essa função envolve o esclarecimento da posição Cristã, devido a mal entendidos e más interpretações; a respostas a objeções, criticas ou perguntas de não cristãos; de modo geral, o esclarecimento de quais quer dificuldades intelectuais doutrinarias ou historicas que os não cristão ou críticos declarem impedi-los de tornarem-se cristãos.

3- REFUTAÇAO. Essa função trata de responder aos argumentos que os não cristãos apresentam para respaldar as suas crenças. Muitos apologistas concordam que essa refutação não resiste por se só, uma vez que provar que uma religião ou filosofia é falsa não equivale a provar que o cristianismo é verdadeiro. Ainda assim essa é uma função essencial da apologética, pois demonstra clara e objetivamente que nossa fé não está baseada em suposições, mas em fatos concretos  apoiados e respaldados tanto na historia como na ciência.(Arqueologia, Antropologia e outras.)

4- PERSUASÃO. Com isso não queremos meramente convencer as pessoas de o cristianismo é verdadeiro, mas persuadi-las a aplicar essa verdade as suas vidas. Essa função trata de trazer os não cristãos ao ponto do engajamento. A intenção do apologista não é meramente vencer uma discussão intelectual ou religiosa, mas persuadir seus interlocutores aconfiarem a suas vidas e o seu futuro eterno ao filho de DEUS Jesus Cristo que é o único Salvador e DEUS eterno, e que mesmo sendo DEUS fez se homem e deu sua vida por eles.
 
(BIBLIA DEFESA DA FÉ. Kennerth. D. Boa) 

Adaptado e Editado por:       
ABDIAS BARRETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...