sexta-feira, 2 de setembro de 2011

INTRODUÇÃO AO EVANGELISMO PESSOAL

DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO PESSOAL. 
 Evangelismo Pessoal é a obra de falar de Cristo aos perdidos individualmente: é levá-los a Cristo, o Salvador (Jo 1.41,42; At 8.30). 
A IMPORTÂNCIA DO EVANGELISMO PESSOAL 
A importância vê-se no fato de que a evangelização dos pecadores foi o último assunto de Jesus aos seus discípulos antes de ascender ao céu. Nessa ocasião, Ele ordenou à Igreja o encargo da evangelização do mundo (Mc 16.15,19; At 1.8,9). 
 
O ALVO DO EVANGELISMO PESSOAL 
O alvo é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes.
O irmão já experimentou o gozo que há em ganhar uma alma para Jesus? É uma bênção é uma experiência inesquecível. Há um gozo inexplicável em vermos alguém no caminho para o céu, ou já na glória, por nosso intermédio. Ganhar almas foi a suprema tarefa do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19.10; 1Tm 1.15). Paulo, o grande homem de Deus, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e visão (1Co 9.20). Uma grande parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus esteja exclusivamente destinada aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Contentam-se em, comodamente sentados, ouvir os sermões, cultos após cultos, enquanto os campos estão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O "ide" de Jesus para irmos aos Perdidos (Mc 16.15), não é dirigido a um grupo especial de salvos, mas a todos, indistintamente, como bem revela o texto citado. Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos. Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada pode impedir o irmão de ganhar almas para Jesus, se propuser isso agora em seu coração. A chamada especial de Deus para o ministério está reservada a determinados crentes, mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes.
O evangelismo pessoal como já vimos acima, vai além do pecador perdido: ele alcança também o desviado e o crente necessitado de conforto, direção, ânimo, auxílio e vitória. Ele reaviva a fé e a esperança nas promessas das Santas Escrituras portanto esmeremo-nos nesta nobre tarefa que é a Evangelização de Forma Pessoal.
VANTAGENS DO EVANGELISMO PESSOAL 
I. Adapta-se às condições espirituais de qualquer pessoa. 
O que o sermão não consegue fazer no auditório, na evangelização coletiva, o evangelismo pessoal o faz. Na evangelização em massa, a pregação não satisfaz a todos, porque cada um tem problemas espirituais diferentes. No evangelismo pessoal, a mensagem é direta, incisiva e obejetiva. Muitas vezes, a pregação apenas inicia a evangelização, que será complementada com o contato pessoal do ganhador de almas na pratica do Evangelismo Pessoal. 
II. Promove o crescimento da igreja. 
A igreja dos dias primitivos cresceu muito depressa porque os crentes, cheios do Espírito Santo, evangelizavam sem parar e o faziam de forma pessoal de casa em casa, (At 5.42; 8.4). O resultado foi o maravilhoso crescimento registrado no livro de Atos dos Apóstolos. Hoje, também, a igreja que tiver um número regular de ganhadores de almas, seu crescimento será notório. A semeadura da Palavra de Deus promove o crescimento e a edificação da igreja. (Ver At 2.41,47; 4.4; 5.14; 9.31, e principalmente em 21.20.) A maior e melhor maneira de ajudar o pastor no crescimento do rebanho de Deus é ganhar almas individualmente. O irmão tem feito assim? Está fazendo assim? Se hoje, na igreja, cada um ganhasse outro, qual seria o resultado? Se todos ganhassem almas como nos orienta a Bíblia sagrada, qual seria o crescimento da igreja? 
III. Vence todos os preconceitos. 
Há casos e ocasiões em que somente o evangelismo pessoal alcança o pecador. Há pessoas que jamais assistiriam reuniões evangelísticas em templos, ou seja onde for, devido a preconceitos, falsa concepção, ignorância, ordens recebidas, imposições religiosas, falsas informações, falsas ideias, etc. É aí que o evangelismo pessoal presta seus serviços de modo ímpar. Há inúmeras grandes igrejas por toda parte, que começaram através do evangelismo pessoal. A origem foi uma alma ganha, cultos em sua casa e em seguida uma congregação formada. O pioneirismo missionário na América Latina e o estabelecimento da obra das Sociedades Bíblicas também foram assim, através do evangelismo pessoal.
O MANUAL DO OBREIRO NO EVANGELISMO PESSOAL 
É a Bíblia, é evidente. Ela é a Palavra de Deus, e, dela temos a extraordinária promessa: "Porque assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. (Is 55.11 vide também Sl 126.5,6; Rm 1.16; Tg 1.21b.) Sabendo nós que a Bíblia é o manual do evangelismo pessoal, é evidente que para termos êxito nesta obra, duas coisas precisamos considerar como prioridade: 
I- Na obra de ganhar almas emprega-se a Palavra de Deus (Jo 3.5; Rm 10.17; 1Pe 1.23). 
II- Para empregar a Palavra de Deus é preciso conhecê-la devidamente (2 Tm 2.15). 
A expressão "maneja bem", neste versículo, significa de fato dissecar, dividir ou cortar corretamente, como por exemplo, no preparo das vítimas para os diversos sacrifícios. Refere-se principalmente à correta aplicação do texto e da mensagem de toda a Bíblia.
É fato reconhecido que é muito mais fácil falar a Palavra de Deus a uma multidão do que a uma só pessoa. Quem fala a um auditório não é interrompido para perguntas, a partes, argumentação, etc; já quem fala a uma só pessoa poderá vir a enfrentar tudo isso. Há pecadores que aceitam a mensagem da salvação sem objeções e sem argumentação, mas outros apresentam escusas tais, que, se o crente não conhecer devidamente as Escrituras, ficará em situação vexatória.
É verdade que o Espírito Santo guia e inspira na obra de ganhar almas, mas no tocante às Escrituras, Ele só pode lembrar-nos daquilo que conhecemos previamente (Jo 14.26). Não sei? Que não ouvi? Que não li? Que não aprendi? Por sua vez, o pregador ou ganhador de almas não é adivinhador de versículos. Muitos, a essa altura, firmam-se em Mateus 10.19,20 para declararem que, na hora precisa, o Espírito Santo dará tudo, mas é bastante o contexto da referida passagem (v.18), para ver a que ocasião Jesus se está referindo. (Leia também, quanto a isto, Pv 9.9:1 Tm 4.13;1 Pe 3.15.)
À Bíblia é a "espada do Senhor", mas também "de Gideão" (Jz 7.20). Isto é, ela é a arma que o Espírito Santo usa, mas o elemento que a conduz é o crente. Portanto, é imperioso que o crente aprenda a manejar bem o Livro de Deus. Há crentes que até evitam falar de Jesus, por causa do seu pouco ou nenhum conhecimento das Escrituras.
No evangelismo pessoal, a doutrina principal é a de salvação da alma. É preciso que o crente conheça bem os textos, para apresentá-los à medida que a necessidade for exigindo. Não é um texto qualquer que vamos citar, mas aquele apropriado para o momento, pois a Bíblia tem uma mensagem adequada para cada caso, cada coração, cada circunstância. Não é abrir a Bíblia em qualquer lugar e dizer: "Vou ler esta passagem que o Senhor me deu", quando geralmente o Senhor não deu coisa nenhuma... O que é preciso é conhecer a Bíblia e depender do Espírito Santo. Assim sendo, Deus abre a porta, guia e dá a mensagem adequada e ungida pelo seu Espírito.
É oportuno lembrar aqui que o Espírito Santo e a Palavra de Deus jamais se contradizem. Quem se julga espiritual deve conhecer e amar a Bíblia, e quem seguir a Bíblia, deve andar segundo o Espírito.
A razão por que muitos crentes chamados espirituais são cheios de meninices; são escandalosos e extremistas, é porque não estudam a Palavra, para nela aprenderem a ordenar seus passos. O que lhes falta é o conhecimento das doutrinas desse Livro. Ter o Espírito Santo e não conhecer a Palavra conduz ao fanatismo. Conhecer a Palavra e não ter o Espirito Santo, conduz ao formalismo. Em religião, fanatismo é zelo excessivo, paixão cega; é chamar ao certo, errado; e ao errado, certo. É ser extremista. É zelo sem entendimento (Rm 10.2). Se você deseja que o Espírito Santo o use com autoridade e poder, inclusive na obra de ganhar almas, procure ter o instrumento que Ele emprega para tal fim a Palavra de Deus (Ef 6.17). 
COMO DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA, O MANUAL DO OBREIRO CRISTÃO. 
I. Leia a Bíblia conhecendo o seu autor. O primeiro passo para entender as Escrituras é conhecer o autor da mesma, Deus. Assim sendo, Ele as explicará (Sl 119.18,125; Lc 24.32,45; Jo 16.13). A melhor maneira de estudar a Bíblia é fazer como Maria,(irmã de Marta) quedar-se aos pés do Autor (Lc 10.39). 
II. A leitura diária, seguida e total. É um dos segredos da vitória espiritual (Js 1.8b) a leitura sistemática e constante da Bíblia, ano após ano, pois constitui o contato direto e pessoal com a Palavra de Deus. Nada pode substituir esse aspecto da vida devocional do cristão, (Dt 17. 19: Is 34.16: Ap 1.3.) A leitura ocasional, irregular, não basta. Há crentes que só se alimentam espiritualmente quando alguém põe comida em sua boca. É a colher do pastor, do professor da Escola Dominical, etc. Não comem por si mesmos. Quando mudam de igreja, às vezes morrem de fome espiritual.
É muito bom ler bons livros, mas o máximo de tempo deve ser da Bíblia. Os livros são bons, mas não são substitutos da Bíblia. Nos livros, muitas vezes prevalece o individualismo do autor, mas na Bíblia não há este particular. Leiamos livros, mas tendo sempre a Bíblia como a autoridade principal e final. Ninguém fique preocupado, pensando que por ler muito a Bíblia vai esgotar seu conteúdo... Ela vem sendo lida por milhões de leitores através de milênios e nunca ficou esgotada. Seu conteúdo é inesgotável! Não há ninguém "formado" na Bíblia. Isto é uma das grandes evidências de sua origem divina. 
III. Leia a Bíblia com a melhor atitude espiritual para com ela. 
É de máxima importância que o estudante da Bíblia estude o Santo Livro com reverente atitude mental, tendo-a como a Palavra de Deus e não como uma obra literária comum. O autor da Bíblia é Deus. Seu assunto central é Cristo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Considerando-a sob esses pontos de vista, ela é o único livro cujo autor está sempre presente quando o lemos. Estude-a pois com espírito sequioso, devocional, receptivo, aberto, buscando conhecer mais de Deus e seu amor. A atitude de que tratamos aqui inclui o prazer (Mc 12.37). 
IV. Leia a Bíblia com meditação e oração. 
Assim fez Davi, no que foi grandemente abençoado por Deus (Sl 119.12,40,64,68).
É na presença do Senhor em oração, que as coisas secretas divinas são reveladas (Sl 73.16,17). Daniel orou e as Escrituras lhe foram reveladas (Dn 9). Não convém ler depressa, sem prestar atenção ao sentido, que às vezes é bem claro, mas outras vezes demanda uma meditação mais demorada e profunda. Também é infrutífero fazer concorrência para estabelecer recorde de leitura. É melhor ler pouco, meditando, do que ler às pressas, sem meditar. Quem lê às pressas não pode dizer como Samuel: "Fala, porque o teu servo ouve" (1 Sm 3.10). 
V. Aplique a leitura da Bíblia primeiro a você mesmo. 
Nunca leia somente para instruir o próximo. Tome a Bíblia primeiro para a sua edificação. Há pessoas que, na leitura da Bíblia, tudo que é bênção, conforto, promessas, elas aplicam a si proprio; tudo que é ameaça, exortação, avisos, repreensão, castigo, juízos aplicam aos outros. Quando ler a Bíblia irmão, pergunte sempre a Deus, como fez Josué diante do mensageiro celestial: "Que diz meu Senhor ao seu servo?" (Js 5.14). 
VI. Leia a Bíblia toda. 
A Bíblia é a revelação progressiva da verdade. Isto é, nada é dito duma vez, nem uma vez por todas. É comum um assunto começar num livro e daí prosseguir através de muitos outros, até que o assunto se complete. Por exemplo: a doutrina da Redenção vai do livro de Gênesis ao de Apocalipse. Não podemos entender uma carta recebida, lendo-a um pouco aqui, um pouco ali, mas, de modo completo. A Bíblia é a carta de Deus à humanidade. Estudando-a toda, conhecemos todo o plano divino através dos séculos.
Não espere compreender a Bíblia toda. Leia Dt 29.29; 1Co 13.12. Na Bíblia há dificuldades e mistérios insondáveis, isto porque, sendo ela a Palavra de Deus, é inesgotável. É de se esperar que Deus saiba mais que o homem... Um Deus sobrenatural deve ter um livro sobrenatural. Uma mente finita, limitada e deficiente como a nossa, não pode abranger as coisas infinitas de Deus (Rm 11.33,34).
Muitos deixam de ler a Bíblia, e outros perdem o interesse nela só porque não compreendem tudo o que leem. Ora, quando na refeição, encontramos osso, espinha ou qualquer coisa estranha, deixamos isso de lado e continuamos a comer. Façamos assim no tocante à Bíblia. Deixemos as dificuldades de lado e continuemos a comer. Quanto a este particular, tenha-se em mente Sl 25.14; 1 Co 2.9-14. 
VII. Observações úteis e práticas no estudo da Bíblia 
A.   Apontamentos individuais. 
Habitue-se a tomar notas de suas meditações na Palavra de Deus. A nossa memória falha com o tempo. Distribua seus apontamentos por assuntos. 
B.   Aprenda a ler e escrever referências Bíblicas. 
O sistema mais simples e rápido para escrever referências bíblicas é o adotado pela Sociedade Bíblica do Brasil. 
Duas letras abreviativas, sem ponto, para cada livro da Bíblia. Esse sistema consta do índice das Bíblias editadas pela referida Sociedade. 
Entre o capítulo e o versículo põe-se um ponto. Ex: Jo 2.4 (João 2.4); Jó 2.4; 1Pe 5.5 (1 Pedro 5.5); Fp 1.29 (Filipenses 1.29). etc. 
Sequencia de versículos. Em sequencia constante separa-se por um traç (-) Ex: Mt 5. 1-12; sequencias intercaladas separa-se por virgula (,) Ex: Lc  2. 11,14,20. 
C.   Diferença entre texto e referência. 
Texto: São as palavras contidas numa passagem. 
Referência: É a indicação de livro, capítulo e versículo. Uma referência pode levar indicações como: 
"a" - indicando a parte inicial do versículo: Rm 1.17a. 
"b" - indicando a parte final do versículo: Rm 1.17b. 
"ss" - indicando os versículos que se seguem até o fim ou não, do capítulo: Rm 1.17ss 
"qv" - que veja recomendação para não deixar de ler o texto indicado: Rm 1.17qv. 
D. Siglas das diferentes versões da Bíblia em vernáculo. Isso poupa tempo e trabalho. 
ARC - Almeida Revisada e Corrigida. É o texto da Almeida antiga, impressa e distribuída pela. Imprensa Bíblica Brasileira. 
ARA - Almeida Revisada e Atualizada. É o texto da Almeida revisada por uma comissão de eruditos brasileiros e estrangeiros, e editada pela Sociedade Bíblica do Brasil. Começou a ser publicada completa, em 1958. 
Fig. - Antônio Pereira de Figueiredo. Atualmente é impressa e distribuída pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, Londres. 
M. Soares - Matos Soares. Versão popular dos católicos brasileiros. 
Rhoden - Humberto Rhoden. Versão particular desse padre brasileiro. 
E. O tempo antes e depois de Cristo. É indicado pelas letras: 
a.C. - Antes de Cristo. 
d.C. - Depois de Cristo. 
F. Contexto. É a parte que fica antes e depois da passagem que estamos lendo. Pode ser imediato ou remoto. O contexto pode ser um versículo, um capítulo, e até um livro todo. 
G. Manuseio do volume sagrado. Obtenha completo domínio no manuseio do volume sagrado, a fim de encontrar com rapidez qualquer referência bíblica. Jesus fazia assim. Veja Lucas 4.17, onde está dito que Ele "achou" o lugar onde estava escrito. Ora, naquele tempo isso era muito mais difícil do que hoje, quando dispomos de papel, editoras modernas e livros. Mas mesmo assim Jesus não teve nenhuma dificuldade em lidar com a Bíblia de sua época pois ele tinha o habito de ler e meditar nas sagradas escrituras.

QUESTIONÁRIO
1. Defina o que é evangelismo pessoal.
2. Cite o último assunto de Jesus aos seus discípulos, antes de ascender ao Céu. Dê as duas referências estudadas.
3. Cite uma referência estudada, mostrando que a obra de ganhar almas concerne a todos os crentes.
4. Dentre as vantagens do evangelismo pessoal, mencione duas das estudadas.
5. Dê a referência de Isaías, onde Deus diz que sua Palavra não voltará vazia.
6. Mostre a inter-relação entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo, na obra de ganhar almas, bem como no serviço do Senhor em geral.
7. Cite quatro modos dos estudados neste capítulo, sobre como estudar a Bíblia.
8. Explique a razão de a Bíblia ter muita coisa incompreensível.
9. A que conduz ter o Espírito Santo e não conhecer a Palavra, e vice-versa?
A ELE seja a HONRA, A GLORIA E O LOUVOR PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS!!!

A Prática do Evangelismo Pessoal. Pr. Antônio Gilberto.

Editado e adaptado por:

Abdias Barreto.
Contatos: (85).8857-5757
Ab7.7@hotmail.com
DEIXE UM COMENTARIO SOBRE ESTE ARTIGO É MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSO TRABALHO, É SO CLICAR NO LINK "COMENTARIO" ABAIXO GRATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...