quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA

VOCE SABIA QUE...???
 A Bíblia se divide em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. E que possui 66 livros, sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. E são agrupados da seguinte forma:

Antigo Testamento:
O Pentateuco: Genesis, Êxodo, Levítico, Números e deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Ruth, 1º e 2º Samuel, 1º e 2º Reis, 1º e 2º Crônicas, Esdras Neemias e Ester.
Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão.
Proféticos: Subdivididos em profetas Maiores e profetas Menores.
Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias. Formando assim o Livro das Escrituras Hebraicas.

Novo Testamento:
Biográficos: (Evangelhos) Mateus, Marcos, Lucas, e João.
Histórico: Atos dos Apóstolos
Doutrinários: Subdivididos em Epistolas Paulinas e Epistolas Gerais.
Epistolas Paulinas: Romanos, 1ª e 2ª aos Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª aos Tessalonicensses, 1ª e 2ª á Timóteo, Tito, Filemon.

Epistolas Gerais: Hebreus, Tiago, 1ª e 2ª De Pedro, 1ª 2ª e 3ª De João. e Judas.
Profético: Apocalípse. 

A Palavra "Bíblia" vem do grego "Biblos", nome da casca de um papiro do século XI, a.C. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo, no século II d.C. 

A Bíblia contém: Aproximadamente dependendo da tradução 3.566.480 letras, 773.693 palavras, 1.189 capítulos e 31.173 versículos, e. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas, a saber, 38 horas para a leitura do Velho Testamento e 11 horas para a do Novo Testamento. Para lê-la de forma audível, e compreensiva em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 70 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, é necessário ler  4 capítulos por dia durante todo o ano. 

A divisão da Bíblia em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen Langston, em 1227, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus. Antes da divisão em versículos e capítulos a escrita era continua, dessa forma:
PorqueDEUSamouomundodetalmaneiraquedeuseufilhounigenitoparaquetodoaquelequenelecrernaopereçamastenhaavidaeterna. 

A Maior Bíblia do mundo: A maior Bíblia que se conhece, contém 8.048 páginas, pesa 547 quilos e tem 2,5 metros de espessura. Foi confeccionada por um marceneiro de Los Angeles, durante dois anos de trabalho ininterrupto. Cada página é uma delgada tábua de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos. 

A Menor Bíblia do mundo: A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas. Este fabuloso exemplar da Bíblia mede 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura. Apesar de ser tão pequenina, contém 878 páginas, possui uma série de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lente. 

A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.
Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações, portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíadas de Homero, por exemplo.
Língua Original o texto Bíblico: Com exceção de alguns textos do livro de Ester e de Daniel, que contém partes escritas em Aramaico e persa, os textos originais do Antigo Testamento foram escritos em hebraico, uma língua da família das línguas semíticas, caracterizada pela predominância de consoantes.

A palavra “Hebraica” vem de "Hebrom", região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur.

Data da escrita: Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C.  sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional. 

Tradução: Das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos. 

É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais. 

Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu prelo manual, recém-inventado (1448-1450) que dispensava as cópias manuscritas. 

A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

ABDIAS BARRETO .
CONTATOS:
(85).8857-5757
ab7.7@hotmail.com

DEIXE UM COMENTARIO SOBRE ESTE ARTIGO É MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSAMOS MELHORAR NOSSO TRABALHO, É SO CLICAR NO LINK "COMENTARIO" ABAIXO GRATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...