sábado, 14 de julho de 2012

O QUE REALMENTE É O ESPIRITISMO RELIGIÃO OU ESTILO DE VIDA?

ESPIRITISMO RELIGIÃO OU FILOSOFIA DE VIDA?
"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." (1ª Jo 4:1-3)



DIVISÕES NO ESPIRITISMO.
Embora consideremos o espiritismo igual em toda a sua maneira de ser, os próprios espíritas admitem haver diferentes formas de espiritismo, assim designadas:
1 - ESPIRITISMO COMUM.
Dentre as muitas práticas dessa classe de espiritismo, destacam-se as seguintes:
A - QUIROMANCIA - Adivinhação pelo exame das tinhas das mãos. O mesmo que "quiroscopia".
B - CARTOMANCIA - Adivinhação pela decifração de combinações de cartas de jogar.
C - GRAFOLOGIA - Estudo dos elementos normais e principal¬mente patológicos de uma personalidade, feito através da análise da sua escrita.
D - HIDROMANCIA - Arte de adivinhar por meio da água.
E - ASTROLOGIA - Estudo e/ou conhecimento da influência dos astros, especialmente dos signos, no destino e no comportamento dos homens; também conhecida como "uranoscopia".
2 - BAIXO ESPIRITISMO.
O baixo espiritismo, também conhecido como espiritismo pagão, inculto e sem disfarce, identifica-se pelas seguintes práticas:
A - VODU - Culto de negros antilhanos, de origem animista, e que se vale de certos elementos do ritual católico. Praticado principalmente no Haiti.
B - CANDOMBLÉ - Religião dos negros ioruba, na Bahia.
C - UMBANDA - Designação dos cultos afro-brasileiros, que se confundem com os da macumba e dos candomblés da Bahia, xangô de Pernambuco, pajelança da Amazônia, do catimbó e outros cultos sincréticos.
D - QUIMBANDA - Ritual da macumba que se confunde com os da umbanda.
E - MACUMBA - Sincretismo religioso afro-brasileiro derivado do candomblé, com elementos de várias religiões africanas, de religiões indígenas brasileiras e do catolicismo.
3 - ESPIRITISMO CIENTÍFICO
O espiritismo científico é também chamado "Alto Espiritismo", "Espiritismo Ortodoxo", "Espiritismo Profissional" ou "Espiritualismo". Ele se manifesta, inclusive, como "sociedade", como, por exemplo, a LBV (Legião da Boa Vontade), fundada e presidida por muitos anos pelo já falecido Alziro Zarur. Esta classe de espiritismo tem sido conhecida também como:
A - ECLETISMO - Sistema filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhendo de cada um a parte que lhe parece mais próxima da verdade.
B - ESOTERISMO - Doutrina ou atitude de espírito que preconiza que o ensinamento da verdade deve reservar-se a um número restrito de iniciados, escolhidos por sua influência ou valor moral.
C - Teosofismo - Conjunto de doutrinas religioso-filosóficas que têm por objetivo a união do homem com a divindade, mediante a elevação progressiva do espírito até a iluminação. Iniciado por Helena Petrovna Blavastky, mística norte-americana (1831-1891), fanática adepta do budismo e do lamaísmo.
4 - ESPIRITISMO KARDECISTA
O espiritismo Kardecista é a classe de espiritismo comumente praticada no Brasil, e tem, como principais, entre as suas muitas teses, as seguintes:
A - Possibilidade de comunicação com os espíritos desencarnados.
B - Crença da reencarnação.
C - Crença de que ninguém pode impedir o homem de sofrer as conseqüências dos seus atos.
D - Crença na pluralidade dos mundos habitados.
E - A caridade é virtude única, aplicada tanto aos vivos como aos mortos.
F - Deus, embora exista, é um ser impessoal, habitando um mundo longínquo.
G - Mais perto dos homens estão os "espíritos-guias".
H - Jesus foi um médium e reformador judeu, nada mais que isto.
Evidentemente, o diabo é um demagogo muito versátil e maleável, capaz de muitas transformações. Aos psicólogos, ele diz: "Trago-vos uma nova ciência". Aos ocultistas, assevera: "Dou-vos a chave para os últimos segredos da criação". Aos racionalistas e teólogos modernistas, declara: "Não estou aí. Nem mesmo existo". Assim faz o espiritismo: muda de roupagem, como o camaleão muda de cor, de acordo com o ambiente, ainda que, na essência, continue sempre o mesmo: supersticioso, fraudulento, mau e fomentado pelo espirito expulso do ceu... (Que para o Espiritismo não existe nem um nem outro!).


Quando DEUS trabalha o homem muda! 

Prof. Abdias Barreto
 Contatos: (85).8857-5757. profabdias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...