quinta-feira, 4 de julho de 2013

RELIGIÃO - DEFINIÇÃO DO TERMO

O - Q U E - É - R E L I G I Ã O ?

Religião
O vocábulo português “Religião” Deriva do termo latino "religare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Segue alguns conceitos que são difundidos entre os frequentadores de religiões.
Religião é um sistema qualquer de ideias, de fé e de culto, como no caso da fé Cristã.
Religião é um conjunto de crenças e praticas organizadas, formando algum sistema privado ou coletivo, mediante o qual uma pessoal ou grupo é influenciado.
Religião é corpo autorizado de comungantes que se reúnem periodicamente para prestar culto a um deus aceitando um conjunto de doutrinas que rege tal relacionamento.
Religião é qualquer coisa que ocupa o tempo e as devoções de alguém.
Religião é reconhecimento da existência de algum poder superior, invisível; é uma atitude de reverente dependência a esse poder na conduta da vida.
A partir destas definições podemos tentar classificar as religiões em tipos de acordo com a similaridade de suas crenças. Os especialistas no assunto são muito abrangentes no tocante a classificação das religiões, nós porem vamos agrupa-las de acordo com o Dr Walter Martin do ICP- instituto Cristão de Pesquisas, organização na qual fomos membros durante alguns anos como palestrantes na área de religiões seitas e heresias.
Religiões animistas.
Sistemas de crenças em que entidades naturais e objetos inanimados são tidos como dotados de um principio vital impessoal ou uma força sobrenatural que lhes confere vida e atividade.
Religiões naturais.
Pregam a manifestação de Deus na natureza, e geralmente rejeitam a revelação divina e os livros sagrados. Segundo seus ensinos toda e qualquer revelação a parte da natureza não é digna de confiança.
Religiões ritualistas.
Enfatizam as cerimonias e os rituais por acreditar que estes agradariam as divindades. Tais ritos teriam o poder de controlar os espíritos levando-os a atuar para o bem ou o mal das pessoas.
Religiões místicas.
São também revelatórias, porem, seus adeptos acreditam na necessidade de continuas experiências místicas, como meio de informação e crescimento espiritual. Os místicos regem sua fé pela constante e diligente busca da iluminação.
Religiões revelatórias.
Na verdade seria uma espécie das subcategorias das religiões místicas. Este grupo de religiões fundamentam-se nas supostas revelações da parte de deuses de Deus e do Espirito Santo, ou de espíritos desencarnados que compartilham os mistérios que acabam cristalizados em livros sagrados.
Religiões sacramentalistas.
São grupos que tem nos sacramentos meios de transmissão da graça divina e da atuação do Espirito de Deus estas religiões, geralmente, acreditam que o uso dos sacramentos por meio de pessoas “desqualificadas” impede a atuação do Espirito de Deus. Os sacramentos constituem-se em vinculo para promoção do exclusivismo.
Religiões legalistas.
São construídas sob preceitos normativos, algum código legal que deve governar todos os aspectos da vida de um individuo. Este código é usualmente concebido como divinamente inspirado. O bem é prometido aos obedientes e a punição aos desobedientes.
Religiões racionais.
Neste grupo, a razão recebe ênfase proeminente e a filosofia é supervisionada. A razão segundo acredita, seria algo tão poderoso que nada mais seria necessário além de seu cultivo bem treinado e disciplinado.
Religiões sacrificiais.
Pregam a salvação por meio de sacrifícios apropriados. O cristianismo é uma religião sacrificial, no sentido de que Jesus Cristo é reputado como o autor do sacrifício supremo necessário à salvação. A suprema palavra do Senhor declara: “E quase todas as coisas, segundo a lei”. Purificam-se com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Hb 9.22. Não é possível desfazer-se das religiões simplesmente tentando ignora-las. É por isso que precisamos estabelecer um principio de fé e de verdade para reger e medir as dimensões de nossas crenças.

 — em Fortaleza Ceará
Quando DEUS trabalha O HOMEM muda! 
Cel: (85).8857-5757. 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com

2 comentários:

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...