quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR


LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trim - 2013 - jovens e Adultos - CPAD.Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral.
LIÇÃO - 6. A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR. (Fp 2. 19-29)
(11/08/2013.)

OBJETIVO: Levar os irmãos à prática cristã com o exemplo de Epafrodito.
INTRODUÇÃO: Os obreiros do Senhor por natureza especial e espiritual, devem ser sábios de coração e servirem ao Senhor com muita fidelidade, inspirados pelo Espírito de Deus para a mais perfeita execução da obra do Senhor, afim de que a igreja de Cristo esteja fundamentada na Palavra, e cresça vigorosamente em graça e poder. É o que se desprende do texto hoje focado.

I. A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA
- Paulo, o Administrador Solícito, promete enviar Timóteo aos filipenses tão logo sua própria causa (de Paulo) tenha sido decidida, e agora mesmo lhes envia de volta a Epafrodito.
2.19-24: A missão idealizada de Timóteo.
2.25-30: O regresso autorizado de Epafrodito.
1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. Esse jubiloso servo de Jesus Cristo, o prisioneiro otimista, o humilde portador da cruz, é também o administrador solícito. Mesmo de sua prisão em Roma, ele cuida, de forma magistral do terreno espiritual que lhe fora confiado. E o faz de tal maneira, que não temos outro recurso senão nos maravilharmos ante sua sabedoria prática, sua consideração graciosa das necessidades e sentimentos dos outros, e sua fascinante abnegação.
2. Paulo o mentor de novos obreiros.
- De qualquer modo, o apóstolo deseja que os filipenses saibam que ele está preocupado com eles, assim como estes estão preocupados com o apóstolo. Realmente, é importante notar que a primeira razão mencionada para despachar alguém a Filipos é que ele, Paulo, pôde estar a par do que se passava por lá com eles. Ele escreve: “Espero, porém, no Senhor Jesus, – ainda que seja possível meu sangue ser em breve derramado (o que está implícito nos vs. 17,18) –, enviar-lhes logo Timóteo”. Ainda que, nesta Carta, Paulo nunca afaste inteiramente de sua mente a possibilidade de um veredicto desfavorável (Fp 1.20-23; 2.17,18,23), todavia, nela predomina a esperança de uma absolvição iminente (Fp 1.25,26; 2.19; 2.24; cf. Fm 22). Ele está cheio de esperança. Essa esperança, naturalmente, é posta “no Senhor Jesus” (Fp 1.8,14; 2.24; 3.1). É uma esperança nutrida de plena e humilde sujeição àquele que é o único Senhor, soberano Governante de tudo, o Único com quem Paulo está vivendo em íntima comunhão.
- Assim, pois, para que esta importante missão de prestar informações aos filipenses e (como aqui) saber notícias deles, o apóstolo escolheu nada menos que Timóteo. E, posto que com toda esperança há de ser uma missão de boas notícias e consolo, Timóteo será enviado não apenas a eles, porém por eles, em seu interesse.
3. Paulo um líder que amava a igreja. Paulo prossegue: “a fim de que seja eu também consolado ao saber da situação de vocês”. Assim como o apóstolo espera que os filipenses sejam reanimados por ter notícias suas, assim ele também espera ter a alma refrigerada pelo fato de receber, através de Timóteo, notícias deles.

II. O ENVIO DE TIMOTEO A FILIPOS
1. Paulo dá testemunho por Timóteo. Ler 1Tm 4.12. No entanto, não é de forma alguma inexperiente. Ele conhecia muito bem o “crisol da aflição”. Sim, esse jovem cristão fora submetido aos olhos perscrutadores de Deus, e suportara a prova. Fora “aprovado”. A confiabilidade de Timóteo era um fato bem estabelecido. “Vocês o conhecem”, diz Paulo, e que, como um filho (serve) com (seu) pai assim ele serviu comigo no Evangelho. A associação de Timóteo com Paulo era semelhante a de um filho com seu pai – pai e filho estando intensamente interessados na mesma causa.
2. O modelo paulino de liderança. Paulo não centralizava trabalhos em si mesmo... ele descentralizava e dava oportunidades a seus obreiro. Tito, Timóteo, Epafrodito. etc...
3. As qualidades de Timóteo. Comentar 1T 4.11-16.

III. EPAFRODITO, UM OBREIRO DEDICADO
1. Deus concedeu ao apóstolo Paulo queridos irmãos e amados companheiros, como: o jovem Timóteo; o casal Áquila e Priscila; Lucas - o médico amado; Silas; Onésimo; Marcos; Tíquico; Ninfa; Trófimo; Aristarco; Arquipo; e muitos outros. Dentre estes, Paulo tinha também em grande estima e amor, o querido irmão EPAFRODITO.
2. Epafrodito – significa: Amável (sim, ele era muito amável) .
3. Que nos diz a Bíblia a respeito dele? Paulo estava preso em Roma. A Igreja de Filipos envia este amado servo de Deus para confortar o apóstolo, entregar-lhe uma ajuda financeira e dar-lhe as notícias daquela igreja. Chegando a Roma, Epafrodito é atingido por uma doença mortal. Paulo ao vê-lo às portas da morte, clama ao Senhor - ele é curado milagrosamente. Paulo se apressa em enviá-lo de volta aos filipenses (Fp 2:28).
-Observemos neste precioso texto bíblico, o perfil deste homem de Deus:
a. Irmão – v 25. 
1) Dos títulos mais lindos que alguém pode receber: IRMÃO.
2) Você tem muitos conhecidos, colegas, …
3) Ser chamado de IRMÃO, na Bíblia, significa promoção:
a) Primeiro Jesus chamou-os de servos;
b) Segundo, Jesus chamou-os de amigos – Jo 15:15;
c) Terceiro, os chamou de IRMÃOS – “Dizei a meus irmãos...”(Mt 28:10).
- Hb 2:11 “Porque o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos.”
4) O Apóstolo Paulo sofreu muito com os falsos irmãos:
2Co 11:26: “EM PERIGOS ENTRE OS FALSOS IRMÃOS”.
a) O que fez Paulo sofrer e chorar mais no seu ministério ?
b) Falsos irmãos como Demas, que amou o presente século; como Himeneu e Fileto, que naufragaram na Fé; como Alexandre - o latoeiro, que causou muitos males ao apóstolo Paulo.
5) Existem falsos irmãos? Deus nos guarde deles – da sua maldade, da sua impiedade, de sua hipocrisia, de seu fingimento …
6) Mas, Epafrotido, era um verdadeiro IRMÃO. Veja o que Paulo diz dele – v 25: “Julguei, contudo, necessário mandar-vos EPAFRODITO, MEU IRMÃO”.
a) Não apenas irmão, mas, “MEU IRMÃO”.
b) Que conceito estamos tendo do irmão?
c) Está na hora de celebrarmos mais nossa irmandade (1Sm 18:1-4);
d) Ap 22:15 e 1Jo 3:15.

b. Cooperador – v 25. 
1) Isto é: Ajudador. Aquele que está sempre pronto para somar ao lado de seu líder.
2) Salomão ilustra muito bem em Provérbios, o que significa Cooperar: (“Vai ter com a formiga, Oh preguiçoso!”). As formigas se dividem em 3 grupos: As cortadoras, as carregadoras e as arrumadoras (cada uma no seu lugar).
3) Como cooperar? A Bíblia nos ensina:
a) Com amor – (trabalhar com o coração);
b) Com Fé;
c) Com prontidão – Rm 12:11;
d) Com alegria – Sl 100:2;
e) Com inteligência – Conhecer o meu lugar; discernir;
- A hora de agir. Trabalhar afinado com o líder e com os demais irmãos

c. Companheiro nos combates – v 25. 
1) Em outras palavras Paulo queria dizer: “Epafrodito é um soldado valente comigo nesta guerra”.
2) A vida cristã é um combate: Ef 6:10-18; 2Co 10:4; 2Tm 2:3; 4:7.
3) Mas temos a vitória:
a) Pelo Nome de Jesus – Sl 20:7; Mc 16:17;
b) Pela Palavra – Ef 6:17;
c) Pela Fé – 1Jo 5:4;
d) Pelo Sangue – Ap 12:11.
4) Paulo chama Epafrodito de “COMPANHEIRO NOS COMBATES”, E O QUE SIGNIFICA SER UM COMPANHEIRO NOS COMBATES?
a) Lutar juntos – Jz 1:1-3 – Simeão foi com Judá. Em Jz 5 (Deus reprovou a atitude de Rúben e de Meroz).
b) Sofrer juntos – 2Sm 1:26.
c) Vencer juntos – A vida na Igreja não pode ser jamais uma competição, temos que subir juntos (At 3:1).

d. Provedor dos santos – v 25. “Epafrodito, vosso enviado para prover as minhas necessidades”.
1) Fico imaginando a chegada de Epafrodito em Roma – O encontro com Paulo: “Aqui está nossa oferta de amor, nosso afeto, nosso coração…”.
2) Epafrodito é a tradução fiel da generosidade encarnada. O Avarento não entrará no Céu (1Co 6:10).
3) Rm 12:8 – Diz que REPARTIR É UM DOM ESPIRITUAL.
4) Hb 6:10.
CONCLUSÃO: Na igreja de Jesus ELE é a única Estrela.... Todos os outros são apenas SERVOS.... Não há lugar na Igreja de Cristo para estrelas, empreendedores, ou coisas parecidas.... Aqui (na Igreja), quem deve Brilhar é Jesus.

Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...