quinta-feira, 25 de julho de 2013

O EXEMPLO INSPIRADOR DE CRISTO

LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trim - 2013 - jovens e Adultos - CPAD.
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral.
LIÇÃO 4 - JESUS, O MODELO IDEAL DE HUMILDADE - (Fp 2.5-11)
(28 de Julho de 2013).
O EXEMPLO INSPIRADOR DE CRISTO (Fp 2.5-11).
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em CRISTO JESUS”. Isso quer dizer que não somente devem seguir o exemplo de CRISTO no que diz respeito à sua conduta exterior, mas também no que diz respeito à sua vida interior. Devem prestar atenção àquilo que prendia a atenção dEle, amar as coisas que Ele amava, odiar as coisas que Ele odiava. Devem ver as coisas do ponto de vista dEle, a atitude dEle deve ser a deles. Mais especialmente, devem seguir o exemplo do humilde servo que revelou ao entregar a si mesmo para a salvação do mundo.
Notemos que estes versos declaram as doutrinas fundamentais do Cristianismo: 
(1) A encarnação, mediante a qual o Filho de DEUS se tornou homem, a fim de que o homem seja feito um filho de DEUS. 
(2) A expiação, que significa que o Filho de DEUS morreu em prol do homem, a fim de que o homem vivesse para DEUS.
1. SUA PREEXISTENCIA. AquEle que nasceu em Nazaré existia previamente num estado mais glorioso. Na eternidade, existia “em forma de DEUS” (Fp 2.6): tinha a mesma natureza de DEUS; “verdadeiro DEUS de verdadeiro DEUS”, conforme diz um antigo credo. Sua existência não começou na ocasião do seu nascimento, nem terminou com a sua morte.
2. SUA ENCARNAÇÃO. Embora subsistisse em forma de DEUS, “não teve por usurpação ser igual a DEUS. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”. Quando foi comissionado para salvar a raça humana, não considerava a sua natureza divina um motivo para isenção do dever. Livremente deixando de lado por um tempo a sua glória e atributos divinos, trocou a forma celestial de existência por uma forma terrestre, e como Filho de DEUS, tornou-se o Filho do homem. Assim como em certa ocasião deixou de lado as suas vestes externas a fim de lavar os pés dos seus discípulos (Jo 13.3-5), também, por alguns anos, deixou de lado a sua glória externa a fim de purificar do pecado a raça humana. Quando o Filho de DEUS se tornou homem, recebeu o nome para descrever sua missão terrestre: JESUS (Mt 1.21). AquEle que era Mestre de tudo (Cl 1.16) ficou sendo o Servo de todos (Mc 10.45; Lc 22.27).
3. SUA HUMILHAÇÃO. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”. Na vinda do Filho de DEUS, havia uma dupla descida: para assumir a natureza humana e para morrer a morte humana. Viveu e morreu humanamente. Não era uma morte comum, era a forma mais vergonhosa e dolorosa da morte — a morte na cruz. Quando o seu corpo foi deitado no túmulo, a descida do Filho do Homem ficou completa.
3. Sua exaltação. “Pelo que também DEUS o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. Assim foram cumpridas as próprias palavras de CRISTO: “Aquele que se humilha será exaltado”. E sendo que, no plano final de DEUS, a exaltação está em proporção à humilhação, a exaltação de CRISTO é a maior que existe no Universo, porque a sua própria humilhação foi a mais profunda. Sua recompensa foi a soberania universal, recebendo a adoração de toda criatura (cf. Ap 5.6-14). Humilhou-se sob a poderosa mão de DEUS e, em tempo oportuno, foi exaltado (1 Pe 5.6).
Um modelo de Unidade Espiritual (Filipenses 2:5-8) 
Seja a atitude de vocês a mesma de CRISTO JESUS, que, embora sendo DEUS, não considerou que o ser igual a DEUS era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (2:5–8). 
Em seu livro Milagres, CS Lewis oferece alguns insights úteis para a compreensão da realidade insondável da encarnação de CRISTO: 
Na história cristã, DEUS desce para reascender. Ele desce, desce das alturas de ser absoluto no tempo e no espaço, para baixo na humanidade .... Mas Ele desce para vir de novo e trazer todo o mundo arruinou-se com ele. Um deles tem a imagem de um homem forte inclinando-se mais e mais para obter-se debaixo algum grande fardo complicado. Ele deve se inclinar, a fim de levantar, ele deve quase desaparecem sob a carga antes que ele incrivelmente endireita as costas e caminha fora com toda a massa balançando em seus ombros. Ou se pode pensar de um mergulhador, primeiro reduzindo-se a nudez, então olhando no ar, então foi com um esguicho, desapareceu, apressando-se para baixo através da água verde e quente em água negra e fria, para baixo através de uma pressão crescente para a região como a morte de lodo e limo e decadência de idade e, depois, de novo, volta para a cor e a luz, os seus pulmões quase estourando, até que de repente ele quebra novamente a superfície, segurando em sua mão o gotejamento algo precioso e que ele desceu para se recuperar. Ele e ela são tanto de cor, agora que eles vieram para a luz: lá em baixo, onde estava incolor no escuro, ele perdeu a cor também. 
Nesta descida e subida retorno mundo vai reconhecer um padrão familiar: uma coisa escrita em todo o mundo. É o padrão de toda a vida vegetal. Ele deve menosprezar-se em algo duro, pequeno e mortal, deve cair ao solo: daí a nova vida re-sobe. É o padrão de toda a geração de animais também. Não há descida dos organismos plena e perfeita para o espermatozóide e óvulo, e no ventre escuro ... a lenta subida para o embrião perfeito, para a vida do bebê, consciente, e, finalmente, para o adulto. Assim é também em nossa vida moral e emocional. Os primeiros desejos inocentes e espontâneas têm de apresentar para o processo mortal de controle ou negação total: mas de que há uma re-ascensão ao caráter totalmente formado na qual a força do material original tudo funciona, mas de uma maneira nova. Morte e Renascimento, descer para ir para cima é um princípio fundamental. Através deste gargalo, este rebaixamento, o highroad quase sempre se encontra. 
A doutrina da Encarnação, se aceita, coloca este princípio ainda mais enfaticamente no centro. O padrão existe na Natureza, porque foi o primeiro lá em DEUS. Todas as instâncias do mesmo que mencionei vir a ser, mas transposições do tema Divino em um tom menor. Não estou agora a referir simplesmente à Crucificação e Ressurreição de CRISTO. O padrão total, de que são apenas o ponto de viragem, é a morte real e Re-nascimento: pois certamente nenhuma semente nunca caiu de uma árvore tão bela em tão escuro e frio um solo como seria fornecer mais de uma analogia a este fraco descida enorme e re-ascensão na qual DEUS dragado o sal e o fundo lamacento da Criação. 
A Encarnação é o milagre central do cristianismo, a mais grandiosa e maravilhosa de todas as coisas que DEUS já fez. Esse milagre dos milagres é o tema de Filipenses 2:5-8. Alguns estudiosos acreditam que essa passagem era originalmente um hino, cantado pelos primeiros cristãos para comemorar e celebrar a encarnação do Filho de DEUS. Tem sido chamado de uma jóia cristológico, um diamante teológica que talvez brilha mais brilhante do que qualquer outro nas Escrituras. Em uma forma simples, breve, mas extraordinariamente profunda, descreve a condescendência da segunda Pessoa da Santíssima Trindade para nascer, viver e morrer na forma humana para proporcionar a redenção para a humanidade caída. 
No entanto, tão profundo e insondável como essa passagem é teologicamente, é também ética. Como as palavras introdutórias (Tende em vós o que houve também em CRISTO JESUS) deixar claro, ele é projetado principalmente para motivar os cristãos a viver como seu Senhor e Salvador. Paulo não estava apenas descrevendo a Encarnação para revelar suas verdades teológicas, magníficas como essas são. Ele apresenta o exemplo, suprema incomparável de humildade para servir como o motivo mais forte para a humildade dos crentes. A Encarnação convida os crentes a seguir o exemplo incomparável de amor de JESUS abnegação, doação, sacrifício e abnegado humilde como Ele viveu a Encarnação em submissão obediente à Sua vontade do Pai (cf. Lucas 2:49; João 3 :16-17; 5:30; 12:49, 15:10). 
O versículo 5 é uma transição de exortação a ilustração, e a frase esta atitude olha para trás e para frente. Ele olha para trás com o princípio acabado de dar, "Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas com a humildade de respeito mente um do outro como mais importante do que a si mesmos, não apenas olhar para seus próprios interesses pessoais, mas também para os interesses dos outros "(vv. 3-4). Ele aguarda com expectativa a ilustração desse princípio, em cumprimento perfeito de JESUS, como descrito nos versículos 6-8. 
O objetivo dos crentes com esta atitude é a unidade espiritual na igreja, por serem "da mesma mente, mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, com a intenção de um propósito" (v. 2). Unidade na Igreja só pode vir de uma atitude de humildade genuína, dos crentes verdadeiramente sobre os outros como mais importante do que se a atitude que foi extremamente manifestada em CRISTO JESUS durante a Sua encarnação. O apóstolo João deixa claro que "aquele que diz que permanece nele, [CRISTO] devia-se a andar da mesma maneira como Ele andou" (1 João 2:6). JESUS ordenou: "Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11:29). John Macarthur - Comentário Filipenses http://www.editoraculturacrista.com.br/


Quando DEUS trabalha O HOMEM muda! 
Cel: (85).8857-5757. 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...