Educação e cultura.
(Carlos Rodrigues Brandão. O que é Educação)
Há muitos anos nos Estados
Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis
Nações.
Ora, como as promessas e os
símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como
aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que
enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes
responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns
anos mais tarde Benjamin Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali.
Eis o trecho que nos interessa:
“..Nós estamos convencidos,
portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o
coração.
Mas aqueles que são sábios
reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo
assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação
não é a mesma que a nossa.
…Muitos dos nossos bravos
guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa
ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram
maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o
frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma
cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente
inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente
agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a
nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem
alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos,
deles, verdadeiro homens, guerreiros e capazes de sozinhos sobreviverem aos
contratempos da vida..”.
Cultura
[Do lat. cultura.]
S. f.
1. Ato, efeito ou modo de cultivar; cultivo: Existem terras
estéreis, em que a cultura é quase impossível.
2. Cultivo agrícola: A cultura do arroz é a principal atividade
da região.
3. Atividade econômica dedicada à criação,
desenvolvimento e procriação de plantas ou animais, ou à produção de certos
derivados seus: cultura
extensiva de cereais; cultura de subsistência; cultura de pérolas.
4. Os animais ou plantas
assim criados: cultura de carpas; A praga destruiu a cultura de cacau.
5. O conjunto
de características humanas que não são inatas, e que se criam e se
preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em
sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à ideia de natureza, ou de
constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização
considerada própria da vida coletiva e que é à base das interações
sociais.]
6. A parte ou o aspecto da vida coletiva,
relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e
artística, etc. Ex:
1. A farinhada quando da colheita da mandioca. 2. A mulher rendeira, a
tecelã...etc.
7. O processo ou estado de
desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do
aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização,
progresso, Educação... Etc. Está relacionado à intelectualidade de uma nação ou povo.
8. Atividade e
desenvolvimento intelectuais de um indivíduo; saber, ilustração,
instrução.
9. Refinamento de hábitos,
modos ou gostos.
10. Apuro, esmero,
elegância.
11. Antrop. O conjunto complexo dos
códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se
desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em
praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de
comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais,
etc. [Como conceito das ciências humanas, esp. da antropologia, cultura pode
ser tomada abstratamente, como manifestação de um atributo geral da humanidade
(cf. acepç. 5), ou, mais concretamente, como patrimônio próprio e distintivo de
um grupo ou sociedade específica (cf. acepç. 6).]
12. Filos. Categoria
dialética de análise do processo pelo qual o homem, por meio de sua atividade
concreta (espiritual e material), ao mesmo tempo que modifica a natureza, cria
a si mesmo como sujeito social da história.
13. Tec. Método ou atividade
que consiste em promover, em meios artificialmente controlados, o
desenvolvimento ou proliferação de matéria viva, como microrganismos, células e
tecidos orgânicos, órgãos ou parte de órgãos.
14. Tec. P. ext. O meio
nutriente em que tais microrganismos, células, etc. são criados e mantidos:
células mantidas em cultura.
15.Tec. P. ext. Conjunto de
microrganismos, células, etc. assim criados e mantidos: Observaram-se numerosas
culturas de bactérias nas amostras analisadas.
"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo sempre... Amem" Jd 25.
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