sábado, 29 de fevereiro de 2020

EDUCAÇÃO E CULTURA


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Educação e cultura.
(Carlos Rodrigues Brandão. O que é Educação)
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações.
Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamin Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa:

“..Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.
Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores da Virgínia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, verdadeiro homens, guerreiros e capazes de sozinhos sobreviverem aos contratempos da vida..”.

Cultura
[Do lat. cultura.]
S. f.
 1. Ato, efeito ou modo de cultivar; cultivo: Existem terras estéreis, em que a cultura é quase impossível. 

 2. Cultivo agrícola: A cultura do arroz é a principal atividade da região. 

 3. Atividade econômica dedicada à criação, desenvolvimento e procriação de plantas ou animais, ou à produção de certos derivados seus: cultura extensiva de cereais; cultura de subsistência; cultura de pérolas. 

4. Os animais ou plantas assim criados: cultura de carpas; A praga destruiu a cultura de cacau. 

5. O conjunto de características humanas que não são inatas, e que se criam e se preservam ou aprimoram através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade. [Nas ciências humanas, opõe-se por vezes à ideia de natureza, ou de constituição biológica, e está associada a uma capacidade de simbolização considerada própria da vida coletiva e que é à base das interações sociais.] 

 6. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística, etc. Ex: 1. A farinhada quando da colheita da mandioca. 2. A mulher rendeira, a tecelã...etc.

7. O processo ou estado de desenvolvimento social de um grupo, um povo, uma nação, que resulta do aprimoramento de seus valores, instituições, criações, etc.; civilização, progresso, Educação... Etc. Está relacionado à intelectualidade de uma nação ou povo.

8. Atividade e desenvolvimento intelectuais de um indivíduo; saber, ilustração, instrução. 

9. Refinamento de hábitos, modos ou gostos. 

10. Apuro, esmero, elegância. 

11. Antrop. O conjunto complexo dos códigos e padrões que regulam a ação humana individual e coletiva, tal como se desenvolvem em uma sociedade ou grupo específico, e que se manifestam em praticamente todos os aspectos da vida: modos de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc. [Como conceito das ciências humanas, esp. da antropologia, cultura pode ser tomada abstratamente, como manifestação de um atributo geral da humanidade (cf. acepç. 5), ou, mais concretamente, como patrimônio próprio e distintivo de um grupo ou sociedade específica (cf. acepç. 6).] 

12. Filos. Categoria dialética de análise do processo pelo qual o homem, por meio de sua atividade concreta (espiritual e material), ao mesmo tempo que modifica a natureza, cria a si mesmo como sujeito social da história. 

13. Tec. Método ou atividade que consiste em promover, em meios artificialmente controlados, o desenvolvimento ou proliferação de matéria viva, como microrganismos, células e tecidos orgânicos, órgãos ou parte de órgãos. 

14. Tec. P. ext. O meio nutriente em que tais microrganismos, células, etc. são criados e mantidos: células mantidas em cultura. 

15.Tec. P. ext. Conjunto de microrganismos, células, etc. assim criados e mantidos: Observaram-se numerosas culturas de bactérias nas amostras analisadas. 



"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo sempre... Amem" Jd 25. 
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 Prof. Abdias Barreto.

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