A Educação e
ensino exige: Plano,
organização e coerência
Alguém já disse que “Prever é a melhor
garantia para bem governar o curso futuro dos acontecimentos”; “O plano de ação
é o instrumento mais eficaz para o sucesso de um empreendimento.” “Prever é
agir”. É o primeiro passo obrigatório de toda ação construtiva e inteligente.
Pelo planejamento, o homem evita ser vencido pelas circunstâncias, e aprende a
aproveitar as novas oportunidades. O planejamento é imprescindível em qualquer
atividade humana, especialmente no que diz respeito à educação. Nesta área, ele
se concretiza num programa de ação que constitui um roteiro seguro para
conduzir progressivamente os alunos aos resultados desejados. A
responsabilidade do mestre é imensa. Grande parte da eficácia de seu ensino
depende da organicidade, coerência e flexibilidade de seu planejamento.
I. Característica de um bom
planejamento de ensino
1. Unidade. No planejamento, é fundamental
fazer convergir todas as atividades para a conquista dos objetivos visados;
eles são a garantia de unidade da operação docente.
2. Continuidade. Sem planejar o professor
corre o risco de perder o fio da meada, dispersando-se e valorizando pontos
secundários em detrimento de pontos prioritários da matéria. O professor
precisa prever todas as etapas do trabalho em pauta, desde a inicial até a
final.
3. Flexibilidade. Se durante a execução do
planejamento, o professor perceber a impossibilidade de cumpri-lo em razão de
um imprevisto qualquer, poderá alterá-lo sem problema, desde que não se
distancie dos principais objetivos.
4. Objetividade e realismo. O plano deve ser
objetivo e estar baseado nas condições reais e imediatas de local, tempo,
recursos, capacidade e preparo de seus alunos.
5. Precisão e clareza. É preciso caprichar nos
enunciados do planejamento. O estilo deve ser sóbrio, claro, preciso, com
indicações bem exatas e sugestões bem concretas para o trabalho a ser
realizado.
II. Etapas do planejamento de ensino
1. Conhecimento da realidade. Para planejar
adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno, é preciso,
antes de qualquer coisa, saber para quem se vai planejar. Por isso, conhecer o
aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento. É preciso
saber quais são suas aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades.
Este trabalho é conhecido como sondagem, isto é, uma coleta de dados importantes
para um perfeito diagnóstico. Uma vez realizada a sondagem e o diagnóstico,
deve o professor estudar cuidadosamente todas as informações reunidas a fim de
elaborar com segurança sua estratégia de trabalho. Sem a sondagem e o
diagnóstico corre-se o risco de propor o que é impossível, ou o que não
interessa.
2. Elaboração do plano. A partir dos dados
fornecidos pela sondagem e interpretados pelo diagnóstico, temos condições de
estabelecer o que é possível alcançar, como fazer para alcançar o que julgamos
possível e como avaliar os resultados. O planejamento poderá ser elaborado a
partir dos seguintes passos:
a) Determinação dos objetivos.
b) Seleção e organização dos conteúdos.
c) Seleção e organização dos procedimentos de ensino.
d) Seleção de recursos.
e) Seleção de procedimentos de avaliação.
f) Estruturação do plano de ensino.
3. Execução do plano. Ao elaborarmos um planejamento,
antecipamos, de forma organizada, todas as etapas do trabalho de ensino. A
execução do plano consiste no desenvolvimento das atividades previstas. Na
execução, sempre haverá o elemento não plenamente previsto. Às vezes, a reação
dos alunos ou as circunstâncias do ambiente exigirão adaptações no plano. Isto
é normal e não invalida o planejamento.
4. Avaliação e aperfeiçoamento do
plano. Ao executar o que foi planejado, necessita o
professor avaliar o próprio plano com vistas ao replanejamento. Nesta fase, a
avaliação adquire um sentido diferente da verificação do ensino- -aprendizagem
e um significado mais amplo. Isso porque, além de medir os resultados do
ensino-aprendizagem, procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, nossa efi
ciência como professores e, a eficiência do currículo.
III. Como elaborar um plano de aula
1. O que é um plano de aula? O plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os
comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os
procedimentos que serão utilizados para sua realização. O plano de aula busca
sistematizar todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que
o professor e aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.
2. A importância do plano de aula. É de estarrecer o que ouvimos nos “bastidores” da Educação Cristã
quando o assunto é planejamento: “O que? Planejar aulas? Que nada! É só ler a
lição e reproduzir o comentário com outras palavras.” Este é o retrato do
famigerado e nocivo comodismo. Para alguns professores, o plano de aula
consiste em observar três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Infelizmente,
para outros, sequer isto tem importância. Como se costuma dizer, suas aulas são
“sem pé nem cabeça”.
3. Antes de planejar sua aula, o professor deve
refletir sobre as seguintes questões:
a) O que pretendo alcançar?
Quais são meus objetivos para esta aula específica?
Que tipo de comportamento espero observar em meus alunos após esta aula? Será
que após a aula terão eles capacidade para escrever, dissertar, responder,
debater?
b) Como alcançar? Qual
estratégia de trabalho usarei para alcançar meus objetivos? Quais os métodos
mais apropriados?
c) Em quanto tempo? Em
que prazo executarei as diversas fases do trabalho letivo? Quanto tempo
gastarei na introdução da aula? E no desenvolvimento? E na conclusão?
d) O que fazer e como fazer?
Qual a melhor maneira de introduzir esta aula? Como
posso transmitir o conteúdo desta lição de maneira atraente e interessante?
Que tipo de aplicação?
Qual procedimento e recurso?
e) Como avaliar o que foi alcançado? Qual instrumento de avaliação utilizará? Em que período do processo de
ensino deverá avaliar?
4. Após refletir sobre as questões acima, precisa o
professor executar os seguintes passos:
a) Identificar o tema da aula.
O primeiro passo é indicar o tema central da aula.
Exemplo: Tema da aula: “A Biblioteca Divina” – Textos-chaves: Sl 119.103,105; 1
Pe 2.2.
b) Estabelecer os objetivos. .
Exemplo: Ao final da aula o aluno será capaz de:
Identificar as principais divisões da Bíblia.
Distinguir os livros do Antigo e Novo Testamentos e
classificá-los.
c) Indicar o conteúdo da matéria de ensino. Em relação ao ensino na Escola Dominical, os conteúdos didáticos são
partes integrantes dos comentários das revistas de cada faixa etária. Como o
conteúdo deve ser apresentado no plano? Ele deve ser apresentado em forma de
esquemas que facilitem o seu desenvolvimento, pois o plano não deve ter textos
extensos a serem lidos durante a aula. O professor não deve contentar-se com os
esquemas apresentados nas revistas-didáticas, mas, a partir deles, elaborar
outro mais rico e mais completo, baseado em suas próprias pesquisas. Os dados
essenciais do conteúdo deverão ser distribuídos no plano de forma ordenada,
ressaltando sua concatenação e subordinação.
d) Estabelecer os procedimentos de ensino. É preciso estabelecer as formas de utilizar o conteúdo selecionado para
atingir os objetivos propostos. Sua aula será somente expositiva ou você
precisa utilizar outros métodos?
e) Escolher os recursos didáticos.
De que forma seus alunos serão estimulados à
aprendizagem?
Utilizará recursos humanos ou materiais? Quais
recursos dispõe sua ED? Em que momento da aula pretende utilizar cada recurso
previsto?
f) Escolher o instrumento de avaliação. Finalmente, o planejamento da aula deve prever como será feita a
avaliação. Não é conveniente propor ao aluno apenas questões que avaliem se ele
memorizou ou não alguns conceitos ou definições. Por exemplo: “Quais são os
livros históricos da Bíblia?” O ideal é que os alunos manifestem comportamentos
que demonstrem claramente sua aprendizagem. Exemplo: Peça ao aluno para
localizar em sua Bíblia um dos livros históricos. Relacione no quadro-de-giz
vários livros da Bíblia e peça ao aluno que identifique os que pertencem ao
Pentateuco. Como podemos observar, ao elaborar o plano de aula, deverá o professor
programar todas as suas atividades, isto é, ordená-las e dispô-las em fases
sucessivas e bem calculadas.
O plano de aula racionaliza as atividades do
professor e do aluno, possibilitando melhores resultados e maior produtividade
do ensino.
Pastor Marcos
Tuler
https://www.facebook.com/centro.apologetico
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com
Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu Comentário... Assim você estará contribuindo com nossos leitores. Grato!