segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

UM MENINO NOS NASCEU

Isaías 9

9.1 — Mas a terra que foi angustiada. Esse versículo conclui o pensamento de Isaías 8.22 e promete uma mudança profunda para logo. Essa mudança será a explosão de luz causada pelas Boas Novas. Jesus pode nos libertar das trevas decorrentes de nossos pecados (Ef 5.8). Os antigos assentamentos tribais de Zebulom e Naftali (Js 19.10-16,32-39), que incluíam a Galileia, foram os primeiros a sentir o impacto das invasões assírias (2 Rs 15.29). As três expressões do fim do versículo — caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios (ou nações) — referem-se a distritos administrativos do conquistador assírio Tiglate-Pileser III como resultado das três campanhas que liderou no Oriente por volta de 733 a.C.

9.2-7 — A sétima profecia no contexto da guerra siro-efraimita corresponde ao clímax. Haverá um monarca ideal que acabará com a guerra e prenunciará a paz mundial. A luz que substituirá as trevas da opressão assíria será uma Criança, o Deus encarnado (Is 7.14). Os quatro títulos reais (v. 6) ilustram Sua natureza divino humana e Seu programa de salvação universal.

9.2 — Viu. Um acontecimento futuro é descrito pelo profeta, por inspiração do Espírito, como se já houvesse ocorrido. A palavra luz remete às bênçãos, à presença e à revelação de Deus (Is 2.5), encarnadas na pessoa de Jesus (Is 58.8; 59.9; 60.1,2,19,20; Jo 8.12). Sombra da morte significa escuridão profunda (compare com Is 60.2; SI 23.4). Aqui a palavra hebraica complementa a palavra mais comum para trevas.

9.3 — Como se alegram na ceifa [...] se repartem os despojos. A sociedade agrícola não conhece alegria maior que a colheita. O soldado não conhece alegria maior que o fim da batalha, depois que seu lado saiu vencedor, pois ainda vive e há butim a repartir. Compare a alegria da colheita nesse versículo com a colheita sombria de Isaías 16.10.

9.4 — Jugo, vara e cetro são símbolos da opressão e ressaltam o sofrimento do povo durante a dominação estrangeira. O pronome ele refere-se à Assíria, que se gaba do jugo pesado que impõe aos povos por ela subjugados (Is 10.27). O dia dos midianitas é uma alusão à derrota de Midiã (Is 10.26; Jz 6—8).

9.5 — Armadura. Uma tradução mais literal é sandálias. Os exércitos assírios eram notáveis pelo ruído da marcha de inúmeros pés. Vestidos que rolavam no sangue de batalhas passadas era uma tática proposital para assustar os inimigos numa batalha iminente. Todos esses emblemas de guerra serão incinerados quando chegar o dia em que o Filho começar a reinar (v. 6).

9.6 — Nasceu refere-se à humanidade do Filho, e deu, à Sua divindade. Maravilhoso, Conselheiro é um título único e significa maravilhoso conselheiro divino (Is 11.1-5). Deus Forte indica que Deus é um Guerreiro poderoso (Is 10.21). Pai da Eternidade fala do Rei Pai que alimenta e protege Seu povo eternamente (Is 40.9-11; Mt 11.27-30). Assim, a palavra Pai é empregada em referência ao papel do Salvador como Rei ideal. A descrição culmina com o título Príncipe da Paz (Is 2.4; 11.6-9; 53.5; Lc 2.13,14; Rm 5.1). O Filho é o verdadeiro Príncipe, aquele com direito a reinar e que prenunciará a paz. Os quatro pares de nomes conjugam aspectos da divindade e da humanidade de Jesus. Juntos, eles asseveram a dupla natureza do Salvador. Ele é Deus feito homem.

9.7 — Do incremento pode ser traduzido por para Ele incrementará. Principado e da paz pode ser reformulado como reino pacífico. O Senhor Jesus leva Seu reino de paz ao coração do crente. Além disso, Ele estabelecerá o Reino de Deus, que será Seu reino da paz. O fato de o Filho ocupar o trono de Davi para sempre concretiza a promessa de Deus feita àquele rei (2 Sm 7.8-16; SI 89.19-37; Lc 1.32,33).

9.8 — 10.4 — Essa passagem contém um juízo contra o Reino do Norte. O Senhor o destruirá, e a sua capital, Samaria. As acusações e as sentenças judiciais dessa seção indicam que o Senhor é tanto Juiz quanto Executor (Is 9.11,14,19; 10.4).

9.9,10 — Os ladrilhos são as paredes de tijolos de argila, comuns no antigo Israel. O povo planeja aumentar a suntuosidade de suas residências, ignorando o fato de que o Senhor está prestes a destruir suas habitações no momento em que executar o juízo pelos pecados do povo.

9.11 — Os adversários são os assírios, que foram usados pelo Senhor para castigar o Reino do Norte.

9.12 — Os siros habitavam a leste de Israel, e os filisteus, a oeste.

9.13 — Se voltou indica arrependimento e desejo de recuperar-se.

9.14,15 — A cabeça e a cauda: figura de linguagem que se aplica a todos os líderes.

9.16 — Os guias deste povo são enganadores. Compare com Isaías 3.12.

9.17 — Os jovens e as viúvas representam aqui todas as pessoas. Todos haviam-se afastado da adoração fiel a Deus. Israel está inteiramente contaminado pelo mal, pela hipocrisia e insensatez (em 1 Co 5.6, uma igreja é exortada a não permitir que a iniquidade a corrompa).

9.18.19 — O fogo da impiedade é combatido pelo fogo da ira do Senhor.

9.18 — Impiedade pode ser tanto o pecado quanto suas consequências destrutivas.

9.19.20 — Ninguém poupará ao seu irmão é a instauração da anarquia (Is 3.4,5). Banda direita [...] banda esquerda. Essas figuras de linguagem denotam uma fome insaciável e a consequente ruína que ocorrerá no dia do juízo.

9.21 — Manassés lutou contra Efraim (Jz 12.4), depois, juntas, as duas tribos pelejaram contra Judá (mas leia 11.13).

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.)

https://www.facebook.com/centro.apologetico
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com
Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce.

CÉU VERDADE OU MITO?

A REALIDADE DO CÉU
O que a Bíblia ensina sobre o Céu?
A Bíblia ensina que o Céu é o lugar onde Deus habita, com os anjos. É o destino final de todos que amam a Deus. É impossível imaginar como é o Céu, porque é tão maravilhoso.
O que é o Céu?
O Céu é um lugar além do nosso mundo, onde Deus reina. Não é o céu azul acima de nossas cabeças nem o espaço, onde ficam as estrelas. É uma dimensão espiritual, onde o espírito reina. Lá teremos corpos espirituais, perfeitos e incorruptíveis (1 Coríntios 15:42-44).
No Céu não haverá mais tristeza nem sofrimento, porque o pecado não entra lá. É um lugar de grande alegria, sem morte nem medo (Apocalipse 21:4).
A Bíblia diz que o Céu é infinitamente melhor que tudo o que imaginamos! Nosso mundo é apenas uma sombra muito vaga da glória do Céu.
O Céu é tão maravilhoso porque Deus está presente. Sua glória ilumina tudo. Lá poderemos vê-Lo face a face e estaremos sempre na Sua presença (Apocalipse 22:4-5).
Quem vai para o Céu?
Todos que amam a Deus e aceitaram Jesus como seu salvador vão para o Céu. Deus nos ama e quer que todos vão para o Céu, para estar com Ele para sempre. Mas o pecado nos separou de Deus. Por isso, Deus enviou Jesus para pagar o preço pelo pecado na cruz, para podermos ficar juntos com Ele. Quem acredita nisso e convida Jesus a ser seu salvador irá para o Céu (Filipenses 3:20).
Quem aceitou Jesus como salvador não precisa ficar preocupando se vai conseguir entrar no Céu. O Céu está garantido. Essa é a nossa grande esperança, temos uma casa no Céu, uma eternidade com Deus (João 14:2-3).
Verdades Bíblica. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 🎯 📝 📖

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) 

https://www.facebook.com/centro.apologetico 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com 
Cel - 85.98857-5757. — em Fortaleza-Ce.

O LAGO DE FOGO E ENXOFRE

O LAGO DE FOGO
O que é o lago de fogo?
O lago de fogo é o destino final de todos que rejeitaram a Deus. No Juízo Final, o diabo, seus anjos e todas as pessoas que não vão para o Céu vão ser lançados no lago de fogo. Deus enviou Jesus para nos salvar do lago de fogo.
É mesmo um lago de fogo?
O lago de fogo é um lugar espiritual. A Bíblia diz que no Juízo Final todos os mortos ressuscitarão e Deus irá julgar a todos. Todos aqueles que rejeitaram a Deus serão condenados e expulsos de Sua presença para sempre. O lugar para onde serão expulsos é chamado o lago de fogo (Apocalipse 20:14-15).
A Bíblia usa a imagem de um lago de fogo com enxofre para mostrar que esse lugar longe de Deus é terrível, cheio de sofrimento (Apocalipse 20:10). Outras imagens que a Bíblia usa para descrever o horror desse lugar são:
Vermes que não morrem – Marcos 9:47-48
Um lugar de choro e ranger de dentes – Lucas 13:28Trevas – Mateus 25:30
Isso não significa que é mesmo um lago de fogo e trevas e vermes. O lago de fogo é uma realidade espiritual, impossível de descrever. Essas imagens servem para nos ajudar a entender o que as pessoas vão sentir lá: dor, desespero, terror. O lago de fogo é um lugar de destruição.
Por que Deus criou o lago de fogo?
O lago de fogo foi criado para punir o diabo e os seus anjos, que se rebelaram contra Deus (Mateus 25:41). Mas quando nós pecamos, esse também se torna o nosso destino. O pecado nos separa de Deus e o lago de fogo é a separação total por toda a eternidade. Como tudo de bom vem de Deus, a separação total com Deus só traz dor e sofrimento.
Deus não quer que ninguém vá para o lago de fogo. Ele nos ama e criou cada pessoa de forma especial. Mas Deus não obriga ninguém a amá-lo. Se quisermos, podemos pecar. Mas o castigo do pecado é nossa separação de Deus (Romanos 3:23).
Todos pecamos e não conseguimos pagar o preço do pecado. Mas Deus nos ama tanto que Ele enviou Jesus para pagar o preço por nós (João 3:16). Agora quem aceita Jesus como seu salvador não está mais condenado! Os salvos vão morar com Jesus no Céu por toda a eternidade. Mas se alguém não quer mesmo estar com Deus, Deus lhe dá o que quer – uma eternidade sem Deus.
Verdades Bíblica. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 📖 📝 🎯

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) 
https://www.facebook.com/centro.apologetico 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com 
Cel - 85.98857-5757. — em Fortaleza-Ce.

sábado, 28 de janeiro de 2017

O MILENIO

O REINO MILENIAL DE CRISTO
O que são os mil anos de Apocalipse?

Os mil anos de Apocalipse são o reino de Jesus no fim dos tempos, antes do grande julgamento final. Os mil anos são mencionados apenas em Apocalipse 20. Há muito debate sobre como será o milênio do reino de Jesus.
Em Apocalipse 19:11-13 Jesus vem para lutar contra os inimigos de Deus. A besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo e seu exército de seguidores morre. Jesus derrota seus inimigos.
Depois um anjo vem e prende o diabo no Abismo, onde fica por mil anos sem poder enganar as nações (Apocalipse 20:1-3). Pessoas com autoridade para julgar se assentam em tronos e os mártires ressuscitam e reinam com Jesus durante mil anos. Os outros mortos não ressuscitam até o fim do milênio (Apocalipse 20:4-5).
No fim dos mil anos, satanás é libertado, engana as nações e reúne todos para lutar contra o povo de Deus. Eles cercam os santos mas são destruídos por fogo do céu. O diabo é lançado no lago de fogo, onde recebe castigo eterno (Apocalipse 20:9-10).
Todos os mortos ressuscitam e são julgados por suas ações. Todos aqueles que não têm seu nome no livro da vida são lançados no lago de fogo. Então surgem novos céus e nova terra e todos os salvos vivem para sempre na presença de Deus, sem mais pecado, sofrimento nem morte (Apocalipse 21:1-4).
Qual é o significado do milênio?
Existem muitas interpretações diferentes sobre o que significam os mil anos de Apocalipse. Em geral, há duas grandes interpretações sobre o milênio:
Literal – Jesus vai estabelecer um reino que vai durar exatamente mil anos, antes de trazer o julgamento final; alguns acham que esse reino será na terra, que desfrutará de uma paz excepcional, com os santos como governantes; outros acham que será no Céu.
Simbólico – Apocalipse é um livro muito simbólico e Deus tem uma noção diferente de tempo de nós (2 Pedro 3:8); os mil anos representam muito tempo; o reino de Jesus poderá ser espiritual ou representar a expansão do evangelho que está acontecendo atualmente
A Bíblia não dá uma explicação clara das visões do livro de Apocalipse, por isso não podemos afirmar com certeza o que serão os mil anos. Todas as interpretações são apenas teorias. Somente saberemos depois que acontecer.
Nós porem cremos na LITERALIDADE DO MILENIO.
Mas o milênio de Apocalipse tem uma mensagem muito importante: Jesus vai voltar (Apocalipse 22:12). E quando voltar, Jesus vai derrotar todos os seus inimigos, trazer julgamento pelos pecados e levar os salvos para a vida eterna. Nada poderá impedir Jesus de reinar e estabelecer a paz e a justiça!
Verdades Biblica. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 🎯 📖 📝

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) https://www.facebook.com/centro.apologetico E-mail: abdiasbarreto@gmail.com Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce.

LUXÚRIA

O PECADO DA LUXURIA
O que é a luxúria? 
O que a Bíblia diz sobre luxúria?
A luxúria é o desejo descontrolado por prazeres carnais errados. Na Bíblia a luxúria é uma coisa ruim, ligada a relações sexuais erradas. O contrário da luxúria é o domínio próprio.
A luxúria é o uso errado do prazer. O relacionamento sexual e o prazer são coisas que Deus criou para nosso bem, na hora certa e dentro dos limites. A luxúria ignora os limites e procura satisfazer desejos intensos a todo custo, sem pensar nas consequências.
A luxúria é a força por trás de todo tipo de imoralidade sexual:
Prostituição... Adultério... Violência sexual... Incesto…
O pecado começa na mente, com desejos que ficam fora de controle. O desejo forte por coisas erradas e distorcidas leva à ação. A pessoa que se deixa controlar pela luxúria não tem domínio próprio.
A realidade triste é que a luxúria não traz satisfação. Por mais que a pessoa ceda a todos os seus desejos, não vai se realizar e acabará mais frustrado, querendo sempre mais. Isso é porque a verdadeira satisfação vem de se aproximar de Jesus. Somente é possível desfrutar de verdade dos prazeres da vida quando se desfruta com moderação com coração puro.
Como vencer a luxúria?
É possível vencer a luxúria! Você não é um animal irracional. Deus criou você com capacidade para se controlar. Para vencer a luxúria:
Peça perdão
Se você tem um problema com a luxúria, confesse para Deus e peça perdão. Deus sempre perdoa quem se arrepende (1 João 1:9). Peça que Deus mude seu coração e seus desejos, para serem puros. Peça para que Deus lhe dê força, sabedoria e coragem para fazer o que é preciso para se libertar da luxúri
Fuja da tentação
Sim, o conselho da Bíblia é fugir! Não é covardia, é sensatez (1 Coríntios 6:18). Da mesma forma que você foge de um carro na estrada para não ser atropelado, você deve fugir da tentação sexual.
Pense nas coisas que lhe despertam a tentação (revistas, filmes, certos lugares?). Agora evite essas coisa.
Controle seus pensamentos
O problema começa nos pensamentos. Por isso, quando vêm pensamentos errados, rejeite-os. Você pode mudar a forma como você pensa. Resista aos pensamentos de luxúria, lute contra eles e Jesus lhe ajudará a vencer (Romanos 12:2; Tiago 4:7).
Também é muito importante focar nas coisas de Deus. Quando você enche sua mente com pensamentos bons, de Deus, não deixa espaço para coisas como a luxúria. Refletindo na palavra de Deus e procurando aplicar em sua vida, você verá que Deus transformará seus pensamentos (Filipenses 4:8).

Verdades Bíblicas. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 📝 📖 🎯

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) https://www.facebook.com/centro.apologetico E-mail: abdiasbarreto@gmail.com Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce.

O ARREBATAMENTO

O ARREBATAMENTO DA IGREJA
O que a Bíblia diz sobre o arrebatamento?
A Bíblia diz que quando os mortos em Cristo ressuscitarem, todos os cristãos que estão vivos serão arrebatados para o Céu. Ninguém sabe quando acontecerá mas será nos últimos tempos.

O que é o arrebatamento?
O arrebatamento é quando os vivos serão levados para o Céu, junto de Jesus, sem morrerem
(1 Tessalonicenses 4:17). Enoque e Elias foram arrebatados, subiram vivos ao Céu (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11). Também Jesus, depois que ressuscitou, subiu ao Céu, enquanto seus discípulos olhavam (Atos dos Apóstolos 1:9-10).
Quando vai ser o arrebatamento?
O arrebatamento vai acontecer quando Jesus voltar para nos buscar, nos últimos tempos (João 14:2-3). Jesus dará a ordem, uma trombeta soará, Jesus descerá à terra, os mortos ressuscitarão e depois os vivos serão arrebatados (1 Tessalonicenses 4:16-17). Ninguém sabe quando isso será e poderá acontecer em qualquer altura, por isso temos de estar sempre preparados.
Há muito debate sobre se acontecerá antes, durante ou depois da grande tribulação mencionada em Mateus 24:21. Como não sabemos o futuro, é impossível dizer com certeza absoluta se alguma dessas teorias está certa. Muito do que está escrito sobre o fim dos temos é simbólico e tudo depende da forma como interpretamos os símbolos. Também é bom lembrar que Deus tem uma noção de tempo muito diferente da nossa (2 Pedro 3:8).
O mais importante do arrebatamento é que vai acontecer um dia. Saber quando e como não é essencial. Sabendo que vai acontecer, temos uma boa motivação para continuar a seguir a Cristo e endireitar nossas vidas (2 Pedro 3:14). O arrebatamento é a promessa da vida eterna para todos que aceitam Jesus como seu salvador (1 Tessalonicenses 5:9-10).
Verdades Bíblica. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 🎯        

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) 


https://www.facebook.com/centro.apologetico 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com 
Cel - 85.98857-5757. — em Fortaleza-Ce.

OS SETE SELOS DO APOCALIPSE

OS SETE (7) SELOS DO APOCALIPSE
O que são.
Os sete selos do apocalipse são uma profecia sobre eventos que vão acontecer nos últimos tempos. Cada selo representa uma parte dos eventos do fim do mundo.
Na visão de Apocalipse 5:1, João viu um livro (um grande pergaminho enrolado) na mão de Deus. O livro estava selado com sete selos, que ninguém podia quebrar. Antigamente, selos eram usados para proteger documentos. Ninguém conseguia ler o documento sem quebrar o selo. Como ninguém conseguia quebrar os selos, ninguém conseguia ler o livro.
Apenas o Cordeiro (Jesus) conseguia quebrar os selos e ler o livro. À medida que abria cada selo, coisas importantes aconteciam na terra e no Céu:
1º selo
Quando o Cordeiro abriu o 1º selo, um ser na presença de Deus disse “venha” e apareceu um cavaleiro montado em um cavalo branco. Ele tinha um arco e uma coroa e saiu para vencer (Apocalipse 6:1-2).
2º selo
Outro ser na presença de Deus disse “venha” e apareceu um cavalo vermelho. Seu cavaleiro tinha uma espada e causou lutas entre as pessoas (Apocalipse 6:3-4).
3º selo
O terceiro ser disse “venha” e um cavalo preto surgiu. O cavaleiro segurava uma balança e uma voz declarou o preço alto da comida nessa época (Apocalipse 6:5-6).
4º selo
O quarto ser disse “venha” e veio a Morte montada em um cavalo amarelo, seguidos pelo Hades. Eles mataram um quarto da população da terra de várias maneiras (Apocalipse 6:7-8).
5º selo
Quando o 5º selo foi aberto, João viu as almas de pessoas mortas por causa do evangelho, que estavam debaixo do altar. O altar era o lugar no templo onde se derramava o sangue dos sacrifícios. Essas pessoas tinham sacrificado suas vidas por amor a Deus.
Os mártires perguntavam a Deus quando Ele iria fazer justiça. Cada um recebeu uma veste branca e foi-lhes dito que esperassem mais um pouco, porque ainda havia mais alguns cristãos que iriam ser mortos por sua fé (Apocalipse 6:10-11).
6º selo
Um grande terremoto abalou a terra quando o 6º selo foi aberto. O sol escureceu, a lua ficou vermelha, estrelas caíram do céu e montanhas e ilhas se moveram. No meio dessa confusão, todas as pessoas na terra se esconderam debaixo da terra. Eles gritavam pela morte, porque a devastação era terrível (Apocalipse 6:15-16).
Entre o 6º e 7º selos há uma visão de pessoas fiéis a Deus sendo seladas, para sua proteção. O selo de Deus nas suas testas mostrava que pertenciam a Deus, tinham Sua proteção.
7º selo
Quando o cordeiro abriu o 7º selo, durante meia hora houve silêncio no céu. Sete anjos receberam trombetas e outro anjo colocou um incensário com as orações dos santos junto do altar. O anjo encheu o incensário com fogo do altar e o lançou sobre a terra. Houve outro terremoto, trovões, relâmpagos e vozes (Apocalipse 8:3-5).
Os sete selos mostram o julgamento de Deus sobre a terra. Deus vai castigar a humanidade pelos seus pecados mas vai recompensar quem se mantém fiel e Ele. Os eventos dos sete selos são assustadores mas existe esperança para o crente.
abdiasbarreto.blogspot.com
Verdades Bíblica. . .
Pense Nisso. . .
Prof Abdias Barreto. 🎯 🌙 

"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) https://www.facebook.com/centro.apologetico E-mail: abdiasbarreto@gmail.com Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...