sábado, 10 de agosto de 2013

A HISTORIA DOS MARTIRES CRISTÃOS.


H I S T O R I A - D O S - M Á R T I R E S - C R I S T Ã O S.

1. ESTEVÃO
Santo Estevão foi o seguinte a padecer. Sua morte foi ocasionada pela fidelidade com a que predicou o Evangelho aos entregadores e matadores de Cristo. Foram excitados eles a tal grau de fúria, que o expulsaram fora da cidade, apedrejando-o até matá-lo. a época em que sofreu supõe-se geralmente como a Páscoa posterior à da crucifixão de nosso Senhor, e na época de Sua ascensão, na seguinte primavera.
A continuação suscitou-se uma grande perseguição contra todos os que professavam a crença em Cristo como Messias, ou como profeta. São Lucas nos diz de imediato que "fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém", e que "todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos" (Atos 8:1, ACF).
Em volta de dois mil cristãos, incluindo Nicanor, um dos sete diáconos, padeceram o martírio durante a "tribulação suscitada por causa de Estevão" (Atos 11:9, PJFA).

2. TIAGO O MAIOR 
O seguinte mártir que encontramos no relato segundo Lucas, na História dos Atos dos Apóstolos, é Tiago, filho de Zebedeu, irmão mais velho de João e parente de nosso Senhor, porque sua mãe Salome era prima irmã da Virgem Maria. Não foi até dez anos depois da morte de Estevão que teve lugar este segundo martírio. Aconteceu que tão pronto como Herodes Agripa foi designado governador da Judéia que, com o propósito de congraçar-se com os judeus, suscitou uma intensa perseguição contra os cristãos, decidindo dar um golpe eficaz, e lançando-se contra seus dirigentes. Não se deveria passar por alto o relato que dá um eminente escritor primitivo, Clemente de Alexandria. Nos diz que quando Tiago estava sendo conduzido ao lugar de seu martírio, seu acusador foi levado ao arrependimento, caindo a seus pés para pedi-lhe perdão, professando-se cristão e decidindo que Tiago não receberia sozinho a coroa do martírio. Por isso, ambos foram decapitados juntos. Assim recebeu, resoluto e bem disposto, o primeiro mártir apostólico aquele cálice que ele tinha dito ao Salvador que estava disposto a beber. Timão e Parmenas sofreram o martírio por volta daquela época; o primeiro em Filipos, e o segundo na Macedônia. Estes acontecimentos tiveram lugar no 44 d.C.

3. FELIPE
Nasceu em Betsaida da Galiléia, e foi chamado primeiro pelo nome de "discípulo". Trabalhou diligentemente na Ásia Superior, e sofreu o martírio em Heliópolis, na Frigia. Foi acoitado, encarcerado e depois crucificado, no 54 d.C.

4. MATEUS
Sua profissão era arrecadador de impostos, e tinha nascido em Nazaré. Escreveu seu evangelho em hebraico, que foi depois traduzido ao grego por Tiago o Menor. Os cenários de seus trabalhos foram Partia e a Etiópia, país no que sofreu o martírio, sendo morto com uma lança na cidade de Nadaba no ano 60 d.C.

5. TIAGO O MENOR
Alguns supõem que se tratava do irmão de nosso Senhor por parte de uma anterior mulher de José. Isto resulta muito duvidoso, e concorda demasiado com a superstição católica de que Maria jamais teve outros filhos além de nosso Salvador. Foi escolhido para supervisar as igrejas de Jerusalém, e foi o autor da Epístola ligada a Tiago. A idade de noventa e nove anos foi espancado e apedrejado pelos judeus, e finalmente abriram-lhe o crânio com um cacetete.

6. MATIAS
Dele se sabe menos que da maioria dos discípulos; foi escolhido para encher a vaga deixada por Judas. Foi apedrejado em Jerusalém e depois decapitado.

7. ANDRÉ
Irmão de Pedro, predicou o evangelho a muitas nações da Ásia; mas ao chegar a Edessa foi apreendido e crucificado numa cruz cujos extremos foram fixados transversalmente no chão Daí a origem do termo de Cruz de Santo André.

8. MARCOS
Nasceu de pais judeus da tribo de Levi. Supõe-se que foi convertido ao cristianismo por Pedro, a quem serviu como amanuense, e sob cujo cuidado escreveu seu Evangelho em grego. Marcos foi arrastado e despedaçado pelo populacho de Alexandria, em grande solenidade de seu ídolo Serapis, acabando sua vida em suas implacáveis mãos.
9. PEDRO
Entre muitos outros santos, o bem-aventurado apóstolo Pedro foi condenado a morte e crucificado, como alguns escrevem, em Roma; embora outros, e não sem boas razões, tenham dúvidas a esse respeito. Hegéssipo diz que Nero buscou razões contra Pedro para dá-lhe morte; e que quando o povo percebeu, rogaram-lhe insistentemente que fugisse da cidade. Pedro, ante a insistência deles, foi finalmente persuadido e se dispus a fugir. Porém, chegando até a porta viu o Senhor Cristo acudindo a ele e, adorando-o, lhe disse: "Senhor, aonde vãs?" ao que ele respondeu: "A ser de novo crucificado". Com isto, Pedro, percebendo que se referia a seu próprio sofrimento, voltou à cidade. Jerônimo diz que foi crucificado cabeça para abaixo, com os pés para cima, a petição dele, porque era, disse, indigno de ser crucificado da mesma forma que seu Senhor.

10. PAULO
Também o apóstolo Paulo, que antes se chamava Saulo, após seu enorme trabalho e obra indescritível para promover o Evangelho de Cristo, sofreu também sob esta primeira perseguição sob Nero. Diz Obadias que quando se dispus sua execução, Nero enviou dois de seus cavaleiros, Ferega e Partémio, para que lhe dessem a notícia de que ia ser morto. Ao chegarem a Paulo, que estava instruindo o povo, pediram-lhe que orasse por eles, para que eles acreditassem. Ele disse-lhe que em breve acreditariam e seriam batizados diante de seu sepulcro. Feito isso, os soldados chegaram e o tiraram da cidade para o lugar das execuções, onde, depois de ter orado, deu seu pescoço à espada.

11. JUDAS
Irmão de Tiago, era comumente chamado Tadeu. Foi crucificado em Edessa o 72 d.C.

12. BARTOLOMEU 
Predicou em vários países, e tendo traduzido o Evangelho de Mateus na linguajem da Índia, o propalou naquele país. Finalmente foi cruelmente açoitado e logo crucificado pelos agitados idólatras.

13. TOMÉ
Chamado Dídimo, predicou o Evangelho em Partia e na Índia, onde por ter provocado a fúria dos sacerdotes pagãos, foi martirizado, sendo atravessado com uma lança.

14. LUCAS
O evangelista foi autor do Evangelho que leva seu nome. Viajou com Paulo por vários países, e se supõe que foi pendurado de uma oliveira pelos idólatras sacerdotes da Grécia.

15. SIMÃO
Apelidado de zelote, predicou o Evangelho na Mauritânia, África, inclusive na Grã Bretanha, país no qual foi crucificado em 74 d.C.

16. JOÃO
O "discípulo amado" era irmão de Tiago o Maior. As igrejas de Esmirna, Sardes, Pérgamo, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Foi enviado de Éfeso a Roma, onde se afirma que foi lançado num caldeiro de óleo fervendo. Escapou milagrosamente, sem dano algum. Domiciano desterrou posteriormente na ilha de Patmos, onde escreveu o livro do Apocalipse. Nerva, o sucessor de Domiciano, o libertou. Foi o único apóstolo que escapou de uma morte violenta.

17. BARNABÉ 
Era de Chipre, porém de ascendência judia. Supõe-se que sua morte teve lugar por volta do 73 d.C.

E apesar de todas estas contínuas perseguições e terríveis castigos, a Igreja crescia diariamente, profundamente arraigada na doutrina dos apóstolos e dos varões apostólicos, e regada abundantemente com o sangue dos santos.
Fonte: O LIVRO DOS MÁRTIRES - John Fox.


"Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre." (Jd 1:25.) 
https://www.facebook.com/centro.apologetico
http://www.abdiasbarreto.blogspot.com.br
Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza-Ce. 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR


LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trim - 2013 - jovens e Adultos - CPAD.Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral.
LIÇÃO - 6. A FIDELIDADE DOS OBREIROS DO SENHOR. (Fp 2. 19-29)
(11/08/2013.)

OBJETIVO: Levar os irmãos à prática cristã com o exemplo de Epafrodito.
INTRODUÇÃO: Os obreiros do Senhor por natureza especial e espiritual, devem ser sábios de coração e servirem ao Senhor com muita fidelidade, inspirados pelo Espírito de Deus para a mais perfeita execução da obra do Senhor, afim de que a igreja de Cristo esteja fundamentada na Palavra, e cresça vigorosamente em graça e poder. É o que se desprende do texto hoje focado.

I. A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA
- Paulo, o Administrador Solícito, promete enviar Timóteo aos filipenses tão logo sua própria causa (de Paulo) tenha sido decidida, e agora mesmo lhes envia de volta a Epafrodito.
2.19-24: A missão idealizada de Timóteo.
2.25-30: O regresso autorizado de Epafrodito.
1. Paulo, um líder comprometido com o pastorado. Esse jubiloso servo de Jesus Cristo, o prisioneiro otimista, o humilde portador da cruz, é também o administrador solícito. Mesmo de sua prisão em Roma, ele cuida, de forma magistral do terreno espiritual que lhe fora confiado. E o faz de tal maneira, que não temos outro recurso senão nos maravilharmos ante sua sabedoria prática, sua consideração graciosa das necessidades e sentimentos dos outros, e sua fascinante abnegação.
2. Paulo o mentor de novos obreiros.
- De qualquer modo, o apóstolo deseja que os filipenses saibam que ele está preocupado com eles, assim como estes estão preocupados com o apóstolo. Realmente, é importante notar que a primeira razão mencionada para despachar alguém a Filipos é que ele, Paulo, pôde estar a par do que se passava por lá com eles. Ele escreve: “Espero, porém, no Senhor Jesus, – ainda que seja possível meu sangue ser em breve derramado (o que está implícito nos vs. 17,18) –, enviar-lhes logo Timóteo”. Ainda que, nesta Carta, Paulo nunca afaste inteiramente de sua mente a possibilidade de um veredicto desfavorável (Fp 1.20-23; 2.17,18,23), todavia, nela predomina a esperança de uma absolvição iminente (Fp 1.25,26; 2.19; 2.24; cf. Fm 22). Ele está cheio de esperança. Essa esperança, naturalmente, é posta “no Senhor Jesus” (Fp 1.8,14; 2.24; 3.1). É uma esperança nutrida de plena e humilde sujeição àquele que é o único Senhor, soberano Governante de tudo, o Único com quem Paulo está vivendo em íntima comunhão.
- Assim, pois, para que esta importante missão de prestar informações aos filipenses e (como aqui) saber notícias deles, o apóstolo escolheu nada menos que Timóteo. E, posto que com toda esperança há de ser uma missão de boas notícias e consolo, Timóteo será enviado não apenas a eles, porém por eles, em seu interesse.
3. Paulo um líder que amava a igreja. Paulo prossegue: “a fim de que seja eu também consolado ao saber da situação de vocês”. Assim como o apóstolo espera que os filipenses sejam reanimados por ter notícias suas, assim ele também espera ter a alma refrigerada pelo fato de receber, através de Timóteo, notícias deles.

II. O ENVIO DE TIMOTEO A FILIPOS
1. Paulo dá testemunho por Timóteo. Ler 1Tm 4.12. No entanto, não é de forma alguma inexperiente. Ele conhecia muito bem o “crisol da aflição”. Sim, esse jovem cristão fora submetido aos olhos perscrutadores de Deus, e suportara a prova. Fora “aprovado”. A confiabilidade de Timóteo era um fato bem estabelecido. “Vocês o conhecem”, diz Paulo, e que, como um filho (serve) com (seu) pai assim ele serviu comigo no Evangelho. A associação de Timóteo com Paulo era semelhante a de um filho com seu pai – pai e filho estando intensamente interessados na mesma causa.
2. O modelo paulino de liderança. Paulo não centralizava trabalhos em si mesmo... ele descentralizava e dava oportunidades a seus obreiro. Tito, Timóteo, Epafrodito. etc...
3. As qualidades de Timóteo. Comentar 1T 4.11-16.

III. EPAFRODITO, UM OBREIRO DEDICADO
1. Deus concedeu ao apóstolo Paulo queridos irmãos e amados companheiros, como: o jovem Timóteo; o casal Áquila e Priscila; Lucas - o médico amado; Silas; Onésimo; Marcos; Tíquico; Ninfa; Trófimo; Aristarco; Arquipo; e muitos outros. Dentre estes, Paulo tinha também em grande estima e amor, o querido irmão EPAFRODITO.
2. Epafrodito – significa: Amável (sim, ele era muito amável) .
3. Que nos diz a Bíblia a respeito dele? Paulo estava preso em Roma. A Igreja de Filipos envia este amado servo de Deus para confortar o apóstolo, entregar-lhe uma ajuda financeira e dar-lhe as notícias daquela igreja. Chegando a Roma, Epafrodito é atingido por uma doença mortal. Paulo ao vê-lo às portas da morte, clama ao Senhor - ele é curado milagrosamente. Paulo se apressa em enviá-lo de volta aos filipenses (Fp 2:28).
-Observemos neste precioso texto bíblico, o perfil deste homem de Deus:
a. Irmão – v 25. 
1) Dos títulos mais lindos que alguém pode receber: IRMÃO.
2) Você tem muitos conhecidos, colegas, …
3) Ser chamado de IRMÃO, na Bíblia, significa promoção:
a) Primeiro Jesus chamou-os de servos;
b) Segundo, Jesus chamou-os de amigos – Jo 15:15;
c) Terceiro, os chamou de IRMÃOS – “Dizei a meus irmãos...”(Mt 28:10).
- Hb 2:11 “Porque o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos.”
4) O Apóstolo Paulo sofreu muito com os falsos irmãos:
2Co 11:26: “EM PERIGOS ENTRE OS FALSOS IRMÃOS”.
a) O que fez Paulo sofrer e chorar mais no seu ministério ?
b) Falsos irmãos como Demas, que amou o presente século; como Himeneu e Fileto, que naufragaram na Fé; como Alexandre - o latoeiro, que causou muitos males ao apóstolo Paulo.
5) Existem falsos irmãos? Deus nos guarde deles – da sua maldade, da sua impiedade, de sua hipocrisia, de seu fingimento …
6) Mas, Epafrotido, era um verdadeiro IRMÃO. Veja o que Paulo diz dele – v 25: “Julguei, contudo, necessário mandar-vos EPAFRODITO, MEU IRMÃO”.
a) Não apenas irmão, mas, “MEU IRMÃO”.
b) Que conceito estamos tendo do irmão?
c) Está na hora de celebrarmos mais nossa irmandade (1Sm 18:1-4);
d) Ap 22:15 e 1Jo 3:15.

b. Cooperador – v 25. 
1) Isto é: Ajudador. Aquele que está sempre pronto para somar ao lado de seu líder.
2) Salomão ilustra muito bem em Provérbios, o que significa Cooperar: (“Vai ter com a formiga, Oh preguiçoso!”). As formigas se dividem em 3 grupos: As cortadoras, as carregadoras e as arrumadoras (cada uma no seu lugar).
3) Como cooperar? A Bíblia nos ensina:
a) Com amor – (trabalhar com o coração);
b) Com Fé;
c) Com prontidão – Rm 12:11;
d) Com alegria – Sl 100:2;
e) Com inteligência – Conhecer o meu lugar; discernir;
- A hora de agir. Trabalhar afinado com o líder e com os demais irmãos

c. Companheiro nos combates – v 25. 
1) Em outras palavras Paulo queria dizer: “Epafrodito é um soldado valente comigo nesta guerra”.
2) A vida cristã é um combate: Ef 6:10-18; 2Co 10:4; 2Tm 2:3; 4:7.
3) Mas temos a vitória:
a) Pelo Nome de Jesus – Sl 20:7; Mc 16:17;
b) Pela Palavra – Ef 6:17;
c) Pela Fé – 1Jo 5:4;
d) Pelo Sangue – Ap 12:11.
4) Paulo chama Epafrodito de “COMPANHEIRO NOS COMBATES”, E O QUE SIGNIFICA SER UM COMPANHEIRO NOS COMBATES?
a) Lutar juntos – Jz 1:1-3 – Simeão foi com Judá. Em Jz 5 (Deus reprovou a atitude de Rúben e de Meroz).
b) Sofrer juntos – 2Sm 1:26.
c) Vencer juntos – A vida na Igreja não pode ser jamais uma competição, temos que subir juntos (At 3:1).

d. Provedor dos santos – v 25. “Epafrodito, vosso enviado para prover as minhas necessidades”.
1) Fico imaginando a chegada de Epafrodito em Roma – O encontro com Paulo: “Aqui está nossa oferta de amor, nosso afeto, nosso coração…”.
2) Epafrodito é a tradução fiel da generosidade encarnada. O Avarento não entrará no Céu (1Co 6:10).
3) Rm 12:8 – Diz que REPARTIR É UM DOM ESPIRITUAL.
4) Hb 6:10.
CONCLUSÃO: Na igreja de Jesus ELE é a única Estrela.... Todos os outros são apenas SERVOS.... Não há lugar na Igreja de Cristo para estrelas, empreendedores, ou coisas parecidas.... Aqui (na Igreja), quem deve Brilhar é Jesus.

Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O ALCANCE DA OBRA SALVÍFICA DE CRISTO.

LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trim - 2013 - jovens e Adultos - CPAD.
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral.
LIÇÃO - 5. AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO - (Fp 2.12-18)
(04/08/2013.)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - (Subsídio Bibliológico)
O ALCANCE DA OBRA SALVÍFICA DE CRISTO
Há entre cristãos uma diferença significativa de opiniões quanto à extensão da obra salvífica de CRISTO. Por quem Ele morreu? Os evangélicos, de modo global, rejeitam a doutrina do universalismo absoluto (isto é, o amor divino não permitirá que nenhum ser humano ou mesmo o diabo e os anjos caídos permaneçam eternamente separados dEle). O universalismo postula que a obra salvífica de CRISTO abrange todas as pessoas, sem exceção. Além dos textos bíblicos que demonstram ser a natureza de DEUS de amor e de misericórdia, o versículo chave do universalismo é Atos 3.21, onde Pedro diz que JESUS deve permanecer no Céu 'até aos tempos da restauração de tudo'. Alguns entendem que a expressão grega apokastaseõs pantõn ('restauração de todas as coisas') tem significado absoluto, ao invés de simplesmente 'todas as coisas, das quais DEUS falou pela boca de todos os seus santos profetas'. Embora as Escrituras realmente se refiram a uma restauração futura (Rm 8.18-15; 1 Co 15.24-26; 2 Pe 3.13), não podemos, à luz dos ensinos bíblicos sobre o destino eterno dos seres humanos e dos anjos, usar esse versículo para apoiar o universalismo. Fazer assim seria uma violência exegética contra o que a Bíblia tem a dizer deste assunto.
Entre os evangélicos, a diferença acha-se na escolha entre o particularismo, ou expiação limitada (CRISTO morreu somente pelas pessoas soberanamente eleitas por DEUS), e o universalismo qualificado (CRISTO morreu por todos, mas sua obra salvífica é levada a efeito somente naqueles que se arrependem e crêem). O fato de existir uma nítida diferença de opinião entre crentes bíblicos igualmente devotos aconselha-nos a evitar a dogmatização extrema que temos visto no passado e ainda hoje. Os dois pontos de vista, cada um pertencente a uma doutrina específica da eleição, têm sua base na Bíblia e na lógica. Nem todos serão salvos. Os dois concordam que, direta ou indiretamente, todas as pessoas receberão benefícios da obra salvífica de CRISTO. O ponto de discórdia está na intenção divina: tornar a salvação possível a todos ou somente para os eleitos?" (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.358-59).

https://www.facebook.com/centro.apologetico
http://www.abdiasbarreto.blogspot.com.br/
Cel - 85.8857-5757
 — em Fortaleza.
Quando DEUS trabalha O HOMEM muda! 
Cel: (85).8857-5757. 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com

AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO.

LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trim - 2013 - jovens e Adultos - CPAD.
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral.
LIÇÃO - 5 - 
AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO - (Fp 2.12-18)
(04/08/2013.)
OBJETIVOS 
- Fazer entender a dinâmica da Salvação e sua operação, bem como fazer saber que ela opera alegria e contentamento no crente.




INTRODUÇÃO 
- Uma das grandes revelações de Deus para o homem, para que ele tenha prosperidade, é a obediência. É um princípio que Deus estabeleceu desde o início para a humanidade, em todos os níveis da vida humana. E o Diabo tem trabalhado desde a sua queda para que o homem não seja obediente, porque ele é um desobediente, sabendo que a obediência leva o homem a agradar a Deus, e também o leva à prosperidade. O Diabo tem investido para que o homem seja desobediente, sabendo que a desobediência leva o homem à derrota e à desgraça.
- Efésios 5.6: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”
- Nos dias de hoje um dos maiores problemas dos homens é a falta de sujeição. E isso começa na família, com o sistema de educação liberal, onde os filhos não são ensinados a obedecerem. Isso tem sido o ponto de derrota de muitos cristãos.
I. A DINÂMICA DA SALVAÇÃO
1. O Caráter Dinâmico da salvação. Desenvolvam Sua Salvação. Exortação à obediência a Cristo e à sua Palavra para manter e conservar a salvação.
- “Assim, pois, meus amados”. Esta expressão estabelece a conexão entre os versículos 12-18 e os versículos 1-11, especialmente 5-11. Na verdade, a conexão se remonta a passos muito anteriores, pois há um paralelo muito estreito entre 2.12 e 1.27 (como se demonstrará). Com muita ternura, Paulo se dirige aos filipenses como “meus amados”. Ele está querendo dizer: “Vocês, a quem Cristo ama e eu também, com um amor que é excelsamente profundo, permanente, inteligente e determinado.” Ao dizer, “Assim, pois,” ou “Portanto”, o apóstolo quer dizer:
a. Visto que Cristo Jesus, por meio de sua obediência irrestrita e voluntária, lhes deu um exemplo a seguir (vs.5-8); e
b. Visto que o prêmio que ele recebeu mostra que há grandes coisas em depósito para aqueles que seguem este exemplo (vs. 9-11); e, finalmente, 
c. Visto.
2. Deus é a Fonte da Vida.
- Paulo diz, alentadoramente: “Vocês, filipenses, devem continuar a operar sua própria salvação, e vocês podem fazer isso, porque é Deus quem está operando em vocês.” Se não fosse o fato de Deus estar operando em vocês, filipenses, jamais estariam a desenvolver sua própria salvação.
3. A Bondade Divina.
- “A graça e a salvação são os objetos do deleite divino; Deus, porém, não tem prazer no pecado nem se compraz na punição.” Esta declaração está em harmonia com a Escritura (Lm 3.33; Ez 18.23; 33.11; Os 11.8; Ef 1.5,7,9).
II. OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR
- Assim procedendo, serão como luzeiros resplandecentes, produzindo alegria mútua (14-16). Paulo esteve falando sobre a necessidade de obediência (v 12) na grande tarefa de se operar a salvação. A obediência, porém, pode ser de duas espécies: de má vontade ou de bom grado. “Do lado de fora eu posso estar sentado, porém do lado de dentro eu ainda estou de pé” – disse o garoto que, após repetidas advertências para sentar-se, finalmente “obedeceu”, temendo que, de outro modo, viesse a ser punido. Tal espécie de obediência equivale a desobediência. Exemplo: praticar hospitalidade enquanto se lastima (cf. 1Pe 4.9). A religião verdadeira jamais é mera anuência externa. Portanto, Paulo prossegue: “Façam todas as coisas sem murmurações nem contendas”. No original, “todas as coisas” encabeçam o mandamento; portanto, deveríamos ler: “Pratiquem todas as coisas sem murmurações e argumentações.” Devemos obedecer alegremente todos os ditames de Deus; de maneira tal que a vontade do homem não se rebele contra os mesmos, pelo descontentamento, murmurações por entre dentes, ou em sua mente, através de argumentos contínuos e sutis. Conferir Êx 4.1-13; 16.7-9,12; Ec 7.29; Nm 17.5,10; Jo 6.41-43,52; 1Co 10.10. Paulo continua: “a fim de se tornarem irrepreensíveis e sinceros” – “irrepreensíveis” no julgamento de outros; “sinceros” (lit.: “sem mistura”, ou “incorruptível”, isto é, sem qualquer mescla de mal), no mais recôndito de seus próprios corações e vidas. Além do mais, filhos de Deus sem mancha. Note bem: “para que se tornem filhos de Deus.” Todavia, já não eram eles filhos de Deus? É bem provável que a resposta deva ser buscada nesta direção: Alguém se tornou filho (te,knon) de Deus pela regeneração, pois filho de Deus é aquele que é gerado de Deus. Este, porém, não é o ponto final. A regeneração é seguida pela santificação (Fp 2.14-16). Há outras explicações. Alguns negam que Paulo esteja aqui usando te,knon no sentido joanino. Mas o contexto, o qual enfatiza o processo de santificação, seguramente é santificação parcial) os filhos de Deus devem, com diligência, tornar- se filhos de Deus, sem falha ou mancha. E isto no meio de uma geração má e perversa. A descrição dos mundanos contemporâneos e vizinhos dos filipenses é tomada por empréstimo de O Cântico de Moisés (Dt 32.5, versão dos LXX). Paralelos estreitos são encontrados em Mt 12.39 (“uma geração má e adúltera”); Mt 17.17 (“Oh, geração incrédula e perversa!”); e At 2.40 (“Salvem-se desta geração perversa”). As pessoas que são perversas estão “moralmente deformadas”. Elas não são confiáveis. Chegaram a esta terrível condição por haver-se desviado e tomado direções diferentes, porém sempre longe do reto caminho apontado pela lei de Deus. São espiritualmente pervertidas e desfiguradas. Entre a qual – continua Paulo – vocês, por seu caráter santificado, irrepreensível e sincero, estão resplandecendo como estrelas no universo. Como as estrelas espantam a escuridão física, assim os crentes afugentam as trevas espirituais e morais. Como as estrelas iluminam o firmamento, assim os crentes alumiam os corações e vidas dos homens.
1. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.
2. Sejais irrepreensíveis e sinceros.
- Os tópicos 1 e 2 estão comentados acima.
3. “Retendo a palavra da vida”. Recomendo aos irmão, neste tópico, lerem Tito 2.9 e comentarem com a sala.
III. A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA
1. O contentamento da Salvação.
- Paulo diz que esse resplandecer espiritual entre os homens, esse preservar a palavra da vida - o que será para mim algo do qual estarei orgulhoso no dia de Cristo. Se os filipenses se conduzissem em palavra e obra, então, no glorioso dia do regresso de Cristo (ver sobre Fp 1.10), o apóstolo, longe de se envergonhar, estaria qualificado a apontar, com orgulho, para os filipenses, para sua vida e testemunho. Para ele, isso se constituirá num forte motivo de exultação (Paulo quer dizer: Então poderei me orgulhar de sua realização (visto que indicará)), que – em retrospectiva, partindo daquele glorioso dia até os dias de meu ministério na terra – não corri em vão, nem trabalhei inutilmente. Não me esforcei tão ardorosamente “por uma glória vazia”. Não corri nem labutei por nada. Correr aqui é uma metáfora tomada das corridas de pedestres nos estádios. Paulo emprega tais figuras com frequência. Labutar expressa um trabalho exaustivo. Paulo, em retrospectiva, poderia apontar para o fruto de seu árduo labor missionário por Cristo. Conferir Fp 4.1; bem como 1Co 3.12,13; 4.3-5; 2Co 1.4 e 1Ts 2.17-20. Consequentemente, se os filipenses continuarem a desenvolver sua própria salvação, a brilhar como estrelas, a preservar a palavra da vida, então haverá muita razão para alegria.
2. A alegria do povo de DEUS. “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Ne 8:10).
CONCLUSÃO 
- “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (1Sm 15.22).

Cel - 85.8857-5757. — em Fortaleza Ceara Brasil
Quando DEUS trabalha O HOMEM muda! 
Cel: (85).8857-5757. 
E-mail: abdiasbarreto@gmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...